Cerimônia marca ampliação de políticas públicas sociais e de saúde

Termos de Pactuação firmam o repasse de recurso financeiro da Vale para políticas públicas, reforça o compromisso da mineradora com a população local e a compensação de impactos.

Home » Cerimônia marca ampliação de políticas públicas sociais e de saúde
Por Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz Publicado em 01/11/2023, 16:13 - Atualizado em 01/11/2023, 16:13
Foto — Reprodução. Crédito — Neno Vianna / Ascom PMOP. Siga no Google News

Na terça-feira, 31, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Antônio Pereira foi palco da cerimônia de assinatura dos Termos de Pactuação nas áreas de assistência social e saúde, entre a Prefeitura de Ouro Preto e a mineradora Vale, o que beneficiará ainda mais o distrito.

Os Termos de Pactuação firmam o repasse de recurso financeiro da Vale para políticas públicas, reforça o compromisso da mineradora com a população local e a compensação de impactos.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, discursou sobre essa grande iniciativa: “Nós estamos hoje aqui, concretizando um passo inicial para celebrar o propósito de união do poder público, iniciativa privada e comunidade, o que constitui uma política pública. Parabéns, Antônio Pereira, por mais essa conquista, pela transformação e mudança para melhor, mudança de atitude, de crescimento e de conquista”.

Para a área da saúde, o Termo de Pactuação, que está na fase 2, com valor de R$2.190.357,16, resultará na contratação de uma equipe multidisciplinar, aquisição de bens materiais e reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS), com o objetivo de contribuir para a atenção biopsicossocial, com implementação de ações de prevenção, promoção e recuperação de saúde.

“Muito importante a assinatura do termo hoje, nós já estamos em um processo de construção em relação às necessidades de Antônio Pereira. As próximas etapas são a reforma e ampliação da UBS, e continuamos com o nosso compromisso de garantir uma saúde de qualidade para a população”, ressalta o secretário de Saúde Leandro Moreira.

O repasse para implementação do Termo de Pactuação de assistência social, no valor de R$ 363.810,17, será destinado à contratação de equipe multidisciplinar e aquisição de bens materiais que auxiliarão na estruturação do CRAS, contribuindo para melhor acolhimento e o desenvolvimento de atividades sociais. A contratação da equipe multidisciplinar, que inclui psicólogo, assistente social, pedagogo e auxiliar de serviços gerais, tem o objetivo de prestar apoio aos servidores que já atuam no CRAS. Já a aquisição de bens materiais compreende a aquisição de um veículo para atender as demandas e ações do CRAS Antônio Pereira, além de outros itens de uso interno da unidade socioassistencial.

Para o gerente de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Luiz Gustavo de França, foi um processo construído por várias mãos, desde 2021: “A parceria acontece e já temos o retorno, estamos conseguindo conversar com a Vale e com as empresas do Pereira. O retorno é principalmente para a comunidade, e para todos nós também”.

O gerente de sustentabilidade da Vale, Lucas Soares Silva, ressaltou a satisfação de ver o resultado do trabalho construído ao longo dos últimos anos para recuperar a boa relação, e estruturar para que possa evoluir para o desenvolvimento do território em diversas outras frentes: “Mais uma vez, reforçamos o nosso compromisso de estar aqui ao lado da população e de buscar sempre o melhor no município, para poder construir essa relação cada vez mais forte em Antônio Pereira”.

Além desses, compareceram à cerimônia a secretária adjunta de Saúde, Isabela Guimarães, a coordenadora do CRAS Antônio Pereira, Rozângela Ramos de Oliveira, o vereador e morador do distrito, Vander Leitoa, o presidente da Associação de Moradores de Antônio Pereira, Wemerson Rodrigues, o presidente da Associação dos Moradores da Vila Samarco, Alexandre D’Angelo, a representante do Centro Administrativo, Marlete Deusdeth, representantes do Posto de Saúde e servidores do CRAS.

Deixar Um Comentário