Casa de Cultura Negra e Casa do Folclore promovem evento sobre dia da Consciência Negra
Programação cultural irá reunir arte e cultura, ressaltando a importância do negro e, também, a ancestralidade de um povo protagonista da história brasileira.
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Casa de Cultura Negra em parceria com a Casa do Folclore organizam uma programação cultural que irá reunir arte e cultura, ressaltando a importância do negro e, também, a ancestralidade de um povo que é protagonista na história brasileira. Para abrir a programação, será realizada uma exposição, às 17h, de estandartes confeccionados por alunas da oficina “Tecendo História”, realizada nos meses de setembro, outubro e novembro, na Casa de Cultura Negra, secretariada por Margareth Monteiro.
As aulas, coordenadas por Vilma do Nascimento, tiveram como objetivo estimular a criatividade da população local e incentivar a criação de produtos relacionados com a cultura, para promover a geração de renda. A proposta inicial foi a produção de estandartes, que estarão expostos no dia 20 de novembro. Os produtos foram feitos com diferentes técnicas, contando com a utilização do fuxico, patchwork manual e bordados, promovendo a valorização do ser, do patrimônio e também da história.
Segundo os alunos, essa foi uma oportunidade muito importante que possibilitou novos aprendizados, bem como a autonomia e pertencimento da população ouro-pretana que teceu em seus trabalhos um pouco de sua história. A iniciativa foi totalmente gratuita e está na sua estreia, mas os organizadores já pensam em uma próxima edição, onde novos trabalhos terão espaço e encantarão o público presente!
Fazendo parte da exposição haverá uma instalação das “Janelas do Eu”, criadas pela coordenadora, uma imersão em visões internas e externas voltadas para memórias, sob perspectiva da identidade e patrimônio, utilizando as mesmas técnicas dos estandartes.
A história do dia 20 de Novembro
Instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, o dia 20 de novembro faz referência à morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.
Atualmente, com objetivo de retratar o fato e trajetória de Zumbi, existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil. É fundamental conhecer o passado para garantir a implantação de um futuro mais digno para as próximas gerações.
Confira a programação completa
17h — Exposição “Tecendo História”
18h — Lançamento do livro “Uni-Verso Poético”, por Jacilene Arruda, elaborado por autores de diversos locais do Brasil e também da África (Angola, Luanda e Moçambique)
18h30 — Café
19h — Cerimônia do Estudo da Saúde da População Negra, por Kedison Guimarães
Deixar Um Comentário