Na última sexta-feira, 20 de outubro, como parte da programação do I Congresso de Boas Práticas Educacionais de Ouro Preto, a Secretaria de Educação, através da Casa do Professor, anunciou os ganhadores do prêmio “Parabéns Professor”, uma iniciativa que teve como objetivo fomentar ações inovadoras na área da educação e reconhecer as melhores práticas didático-pedagógicas desenvolvidas nas escolas municipais de Ouro Preto, que valorizam a aprendizagem dos nossos alunos.
O prêmio também visou estimular e divulgar projetos educacionais que tiveram êxito, planejados e desenvolvidos por professores efetivos e contratados da Rede Pública Municipal de Ensino. A premiação foi dividida em quatro categorias, com gratificação para projetos em vários segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 e 2.
A valorização dos professores e o reconhecimento do trabalho que estes desempenham nas escolas têm uma importância imensa para o Município. Recentemente, a atual gestão conseguiu resgatar o prêmio “Parabéns Professor” que não acontecia desde 2017 para destacar a dedicação dos nossos educadores. O prêmio não apenas homenageia, mas também estimula os esforços pedagógicos de nossos docentes. Reconhecer o comprometimento e a paixão que eles demonstram na educação é de máxima importância para que esse trabalho seja cada dia mais implementado.
Para a secretária de Educação, Deborah Etrusco, é de suma importância que todos se sintam valorizados e reconhecidos pelo trabalho pedagógico que realizam nas escolas: “Minha esperança é que todos os professores se sintam motivados para participar da próxima edição, registrando suas boas práticas e mantendo uma constante intencionalidade pedagógica em nossas escolas”, afirma a secretária.
Ao todo, foram 23 projetos inscritos na premiação, dentre os quais 6 foram do segmento Educação Infantil, 6 no segmento de Ensino Fundamental I, 4 do Ensino Fundamental II e 6 projetos desenvolvidos em mais de um segmento. Após a análise de todos os projetos inscritos, a comissão avaliadora classificou como vencedores dos três primeiros lugares de cada segmento os seguintes projetos:
Educação Infantil:
1º Lugar: Aprendendo com jogos
Escola Municipal de Educação Infantil Cirandinha
Professora responsável: Vaneli de Fátima dos Santos Corrêa
2° Lugar: Um olhar infantil sobre a cidade de Ouro Preto
Escola Municipal Alfredo Baêta Neves
Professora responsável: Terezilda do Pilar
3° Lugar: Lanche saudável na escola
Escola Municipal Aleijadinho
Professora responsável: Rosânia de Fátima Henriques Oliveira
Ensino Fundamental I
1º Lugar: Eu sou o mundo: gêneros textuais conectando pessoas e lugares
Escola Municipal Aleijadinho (projeto que se desenvolve de maneira interescolar, envolvendo as escolas municipais Renê Giannetti, Lavras Novas e Nossa Senhora das Graças)
Professoras responsáveis: Andréia Martins Miranda, Bianca Silva Fortes, Flávia Aparecida P. Barboza e Valéria Lopes Reis
2° Lugar: A arte da matemática
Escola Municipal Juventina Drummond
Professora responsável: Cristiane Gomes Nonato
3° Lugar: Como eu me sinto?
Escola Municipal Padre Carmélio
Professora responsável: Maria Suely Silva
Ensino Fundamental II
1º Lugar: Histórias transatlânticas - O mar como território de arte e patrimônio cultural afro-brasileiro
Escola Municipal Aleijadinho
Professora responsável: Dalila David Xavier
2º Lugar: Um dia no museu
Escola Municipal Aleijadinho
Professoras responsáveis: Elaine da Fonseca Ramos e Elizete Aparecida Lima Ferreira Guimarães
3º Lugar: Talento real
Escola Municipal Padre Carmélio
Professor responsável: Vicente Nolasco
Projetos desenvolvidos em vários segmentos
1º Lugar: Identidade cultural - Abrindo as janelas do passado, conheço-me no presente e pertenço-me ao futuro
Escola Municipal Monsenhor João Castilho Barbosa
Professora responsável: Débora Fernandes da Silva
2º Lugar: Sextou com história
Escola Municipal Renê Giannetti
Professoras responsáveis: Larissa Souza Moreira, Elina ferreira e Penna, Jacqueline da Costa reis Domingos, Valquíria Alves Rocha, Maria do Pilar Moreira, Sueli Aparecida Silva, Adriana Gois Rioga, Daiane Aparecida Marcos de Carvalho
3º Lugar: Sexta é dia de contação de história
Escola Municipal Padre Martins
Professoras responsáveis: Roblene Ribeiro da Silva e Luciana das Dores Batista Muniz
A Secretaria de Educação parabeniza imensamente todos os professores, pedagogos e servidores que desempenham diariamente um papel fundamental na construção do futuro de nossos jovens. Seu trabalho é a base do nosso sucesso educacional e o alicerce de uma sociedade mais forte e preparada.
Deixar Um Comentário