Foi sancionada esta semana pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a lei que dá à Estrada Real o título de “Monumento Nacional”. O projeto foi de autoria do deputado federal mineiro Reginaldo Lopes (PT-MG) e transformou-se na Lei 14.698/23.
O histórico caminho já foi trilha indígena, antes da chegada dos luso-brasileiros. Depois, revelou a riqueza das minas de ouro e diamantes, inaugurando um novo tempo para o país. Arrastou o Brasil do litoral para o interior, transferiu a capital para o Rio de Janeiro, fez a fortuna das coroas europeias e financiou a primeira Revolução Industrial, que mudou a face da Terra.

O caminho, com extensão de 1.600 km, é hoje o maior roteiro turístico do país e passa por mais de 180 cidades nos estados de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. Fazem parte dele cidades como Serro, Diamantina, Sabará, Ouro Preto, São João Del Rei, Cunha e Paraty. É uma rota para quem ama aventura, história, natureza e comidas típicas.
Com informações do Guia do Serro - MG
só falta agora então cuidar Estrada Real ,tem vários totens caídos ,em lugar errado , trechos muitos sujos enfim cuidar da Estrada Real
Vamos ver se terá um plano de manutenção preventivo e corretivo né!