28ª Reunião Ordinária de 2025
Clique play e assista!

Terminam hoje (20/10) as inscrições para a segunda etapa do Revalida

Profissionais formados em medicina em instituições de educação superior estrangeiras devem atender aos seguintes requisitos.

Home » Terminam hoje (20/10) as inscrições para a segunda etapa do Revalida
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 20/10/2023, 10:58 - Atualizado em 20/10/2023, 10:58
Imagem Ilustrativa. Crédito — Reprodução / Unsplash. Siga no Google News

Terminam nesta sexta-feira (20) as inscrições para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023. Os interessados podem se inscrever pelo Sistema Revalida.  

No momento da inscrição, é possível optar pela cidade onde o participante deseja fazer a prova e consultar o quantitativo de vagas de cada local. A nota de corte desta segunda etapa será divulgada no próximo dia 24, e as provas serão aplicadas em 2 e 3 de dezembro.  

Confira o cronograma completo da segunda etapa do Revalida 2023:  

  • inscrições: 16 a 20 de outubro de 2023 
  • solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 16 a 20 de outubro de 2023 
  • divulgação da nota de corte: 24 de outubro de 2023 
  • divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 14 de novembro de 2023 
  • aplicação: 2 e 3 de dezembro de 2023 
  • resultado final: 19 de março de 2024.

O Revalida subsidia o processo de revalidação dos diplomas de médicos que se formaram no exterior e querem atuar no Brasil. O exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal.

Para participar, os profissionais formados em medicina em instituições de educação superior estrangeiras devem atender aos seguintes requisitos:

  • ser brasileiro(a) ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil;
  • enviar imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema de inscrição;
  • ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;
  • ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil, por intermédio do Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

O processo avaliativo é dividido em duas etapas eliminatórias aplicadas em momentos distintos: provas escritas e prova de habilidades clínicas. O exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina. A aprovação nas duas etapas é um demonstrativo da competência técnica (teórica e prática) do médico graduado para o exercício profissional.

Deixar Um Comentário