É motivo de especial alegria celebrar a Festa de Santa Efigênia, que desde 1733, de seu majestoso templo, abençoa o crescente número de devotos que dela se aproximam para implorar auxílio, e para agradecer as bençãos recebidas. A Igreja no Brasil celembra, em 2023, o terceiro ano vocacional: "Vocação, graça e missão".
O projeto de pastoral da Arquidiocese de Mariana propõe que a Igreja deve ser como uma casa, sempre de portas abertas e disposta a acolher. Os pilares de nossa fé são a Palavra, a Eucaristia, a Caridade, e a Missão. Somos convidados a viver, inspirados pela vida de Santa Efigênia, dias intensos de fé, de renvovação interior e comunitária, e de experiência da graça de Deus.
Dia 19 de setembro, terça-feira
Tema: "A vocação ao Diaconato Permanente e sua Missão na Comunidade Paroquial"
17 — Missa na Matriz
15h — Missa na Matriz, com participação especial das Escolas infantis e creches de nossa Paróquia. Liturgia e animação: catequese paroquial.
18h20 — Oração do Terço
19h — Missa e Novena solene em louvor a Santa Efigênia
Liturgia: Pastoral do Dízimo e comunidades de São João e São Judas. Participação especial do Coral São Pio X.
Dia 20 de setembro, quarta-feira
Tema: "Vocação ao Sacramento do Matrimônio: Serviço à vida e ao Evangelho, na complexidade do mundo atual".
7h — Missa na Matriz.
15h — Missa na Matriz, com participação das Escolas de Ensino Fundamental e Médio de nossa Paróquia. Liturgia: Escola Municipal Professora Izaura Mendes, Escola Desembargador Horácio de Andrade, Escola Municipal Juventina Drummond e Escola Municipal Hélio Homem de Faria.
18h20 — Oração do Terço.
19h — Missa e novena solene em louvor a Santa Efigênia. Liturgia: Pastoral Familiar, Crismandos e Comunidades Pe. Faria e São Geraldo. Participação especial Coral São Pio X.
Dia 21 de setembro — Dia da Padroeira
"Santa Efigênia, virgem, que foi batizada e consagrada a Deus pelo bem-aventurado apóstolo São Mateus".
5h — Repique de Sinos.
6h — Missa na Matriz de Santa Efigênia. Celebração na intenção dos devotos, benção de objetos de devoção. Liturgia: Apostolado da Oração e Vicentinos.
8h — Missa na Matriz de Santa Efigênia. Celebração na Intenção dos Fiscais do Departamento de Fiscalização de Postura, dos Militares e ex-militares da Polícia e Corpo de Bombeiros de Ouro Preto. Liturgia: Equipe paroquial de liturgia.
10h — Missa Solene Cantada na Matriz de Santa Efigênia, presidida por Dom Francisco Barroso Filho. Liturgia: Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia. Participação especial do Coral São Pio X.
12h — Repique de sinos.
13h — Homenagem do Grupo Moçambique a Santa Efigênia.
15h — Missa na Matriz de Santa Efigênia. Liturgia: Equipe Catequese paroquial.
17h — Missa na Matriz de Santa Efigênia. Liturgia: Pastoral da Juventude.
18h30 — Procissão com a Imagem de Santa Efigênia. Em seguida, Solene Te Deum.
Homenagem Póstuma: Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana.
Quem foi Santa Efigênia?
Entre os Santos cuja memória se comemora dia 21 de setembro, assim a Igreja se refere a Santa Efigênia: "Na Etiópia, Santa Ifigênia, virgem, que foi batizada e consagrada a Deus pelo bem-aventurado apóstolo São Mateus. Teve uma Santa Morte". (Martirologio Romano, 1954.)
Era filha de Égido e Eufenisa, reis da Núbia, e irmã de Efrônio. É conhecida por ser advogada contra os incêndios, a intercessora das pessoas que não têm casa. Nasceu em família politeísta e seguiu a religião pagã até conhecer São Mateus, que lhe apresentou a fé cristã. Aderindo prontamente ao Evangelho, renunciou definitivamente ao credo e aos costumes pagãos.
Morreu santamente, numa comunidade religiosa feminina, inspirada na espiritualidade de Santo Elias, pai do Carmelo, razão pela sua imagem é revestida do hábito das religiosas carmelitas. Há somente uma paróquia dedicada a Santa Efigênia em toda a extensa Arquidiocese de Mariana.
Notas
- As paróquias da Arquidiocese de Mariana estão proibidas de realizar, sob sua responsabilidade, queima de fogos de artifício e espetáculos pirotécnicos.
- Nas festas religiosas é proibida a distribuição ou comercialização de bebidas alcoólicas.
- A procissão com a imagem de Santa Efigênia, dia 21, passará pelas seguintes ruas: Pe. Viegas, Resende, Santa Rita, Nossa Senhora do Parto, Desidério de Matos e Pe. Faria.
- Pedimos aos moradores que ornamentem as ruas e a frente das casas para a passagem da procissão.
- Agradecimento especial a todas as pessoas que generosamente colaboram com a manutenção financeira da paróquia de Santa Efigênia: "Deus ama e abençoa a quem oferece com alegria".
- A festa de Santa Efigênia acontece a partir do empenho de toda a comunidade paroquial, especialmente a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, e o Conselho Paroquial de Pastoral.
- Sincera gratidão aos muitos presbíteros que estiveram presentes, como devotos da padroeira, para as celebrações eucarísticas e para o atendimento de confissões.
Visto
Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
Conselho Paroquila de Pastoral
Pe. José Carlos dos Santos, pároco
Pe. Ânderson Eduardo de Paiva, colaborador
Diác. Pedro Barbosa, colaborador
Seminarista Acólito Fabrício Lopes, colaborador
Deixar Um Comentário