Estudantes do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), residentes em Santo Antônio do Salto, estão enfrentando dificuldades no transporte fornecido pela Prefeitura de Ouro Preto, resultando em perda frequente de aulas.
A equipe de reportagem do Jornal Voz Ativa está investigando as informações, que surgiram a partir de reclamações feitas pelos vereadores Luciano Barbosa e Júlio Gori em reunião ordinária da Câmara de Ouro Preto. Segundo os parlamentares, nas localidades de Riacho, Engenho D’água, Arrozal e São Bartolomeu as falhas no transporte afetam alunos da educação básica.
O vereador Luciano Barbosa disse que procurou a Secretaria de Educação, porém, as respostas obtidas foram consideradas insatisfatórias. “Tanto a Câmara de Vereadores quanto a comunidade esperam por um posicionamento e soluções definitivas por parte da Secretaria Municipal de Educação”, ressaltou.
Em entrevista concedida ao Jornal Voz Ativa, quatro estudantes do Salto que utilizam o transporte confirmaram as reclamações, relatando que as interrupções no serviço ocorrem com frequência, prejudicando o rendimento no ensino.
O que diz a Secretaria Municipal de Educação
A Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação foi contatada para esclarecer as questões levantadas. Em resposta, a pasta enviou a seguinte declaração:
“Nota da Secretaria De Educação:
Os alunos ficaram nos dias 11/05, 12/05, 15/05 e 16/05 sem transporte no Salto por questões de manutenção no ônibus.
Tivemos problemas aleatórios relacionados a pagamentos de empresas terceirizadas e também pela falta de veículos. As duas questões já foram sanadas. No momento os pagamentos estão rigorosamente em dia e a identificação de veículos concluída, mesmo assim, esporadicamente encontramos problemas em relação à manutenção dos veículos em uso rotineiro.
As localidades com transporte para níveis médio e técnico das redes estadual e federal estão sendo atendidas normalmente.
Reiteramos a necessidade de se discutir a Lei Municipal que regulamenta o transporte escolar”.
O Jornal Voz Ativa está acompanhando a situação.
oz impostos são pagos, mas os benefícios não chegam! Estamos no tempo do Brasil Colônia ?
Em Antônio Pereira muita coisa precisa melhorar questão de transporte para as crianças da creche, a demora no atendimento no posto de saúde.Eu não vejo ninguém resolver essas questões
Em Antônio Pereira muita coisa precisa melhorar questão de transporte para as crianças da creche.Eu não vejo ninguém resolver essas questões