Ouro Preto: Depressão é tema de palestra promovida pelo CRAS São Cristóvão

Saiba onde encontrar ajuda.

Home » Ouro Preto: Depressão é tema de palestra promovida pelo CRAS São Cristóvão
Por Juliana Rodrigues / Revisão: Victor Stutz Publicado em 17/04/2023, 17:24 - Atualizado em 17/04/2023, 17:24
Foto – Reprodução / Divulgação. Crédito – Juliana Rodrigues Siga no Google News

No início do mês de abril, foi sancionada pelo presidente da República a Lei nº 14.543/2023, que institui a Semana Nacional de Conscientização sobre a Depressão, a ser realizada em outubro. Porém, desde já, a Prefeitura de Ouro Preto já promove atividades relacionadas ao tema, com o objetivo de trazer esclarecimentos e orientar a população sobre a depressão, um grave transtorno que pode afetar todas as idades e classes sociais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na última quarta-feira, 12 de abril, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Cristóvão, o psicólogo Ebert Moura Bretas conduziu uma palestra aberta à comunidade. “Tão importante quanto o conhecimento, é o encontro, a escuta mútua, o estímulo e o fortalecimento dos laços”, ele explica.

E quem assistiu a palestra pôde refletir sobre como relacionamentos e até mesmo ambientes têm potencial de despertar gatilhos que conduzem à depressão. Além disso, foram apontadas as balizas que geram um direcionamento de fortalecimento vital.

No encontro, que reuniu cerca de 25 pessoas, as irmãs Maria Aparecida de Lima e Joelma Maria de Lima afirmaram que encontraram no CRAS uma oportunidade de troca de experiências e informações: “Sempre que tem alguma atividade, a gente vem. Eu gosto de participar para entender melhor”, disse Joelma. “Eu achei muito interessante, pois é um assunto que sempre deve ser abordado, pois a depressão é algo muito sério”, afirmou Maria.
Na ocasião muitas pessoas trouxeram relatos de momentos pessoais e familiares e, ao final, um lanche foi servido.

Encontre ajuda:

  • Outras palestras estão em fase de reajuste na agenda do CRAS São Cristóvão, com a perspectiva do trabalho ser realizado em outros espaços. Fique atento aos nossos canais oficiais de informação;
  • CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);
  • UPA e hospitais;
  • SAMU - Telefone 192;
  • Centro de Valorização da Vida – Telefone 188 (ligação gratuita e 24h).

Deixar Um Comentário