Semana da Água em Ouro Preto acontece de 18 a 24 de março com ampla programação

Intenção é suscitar a reflexão em torno das águas no município.

Home » Semana da Água em Ouro Preto acontece de 18 a 24 de março com ampla programação
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 16/03/2023, 18:47 - Atualizado em 16/03/2023, 18:49
Lançamento do Programa de Balneabilidade durante a semana de meio ambiente em 2022. Crédito – Reprodução / Divulgação. Siga no Google News

Em comemoração ao dia mundial da água, dia 22 de março, Ouro Preto (MG) contará com ampla programação para suscitar a reflexão em torno das águas no município.

A cidade faz parte das bacias mais representativas do país, sendo um importante polo hidrográfico para região. Assim, para além da programação local, a Semana contará com eventos da Bacia do Rio Piracicaba (que faz parte da Bacia do Rio Doce) e da Bacia do Rio das Velhas (que faz parte da Bacia do São Francisco).

Do lado do Doce, no dia 18, acontecerá no Anexo do Museu da Inconfidência o lançamento da Expedição Piracicaba – Pela Vida do Rio, que percorrerá 21 municípios iniciando pela nascente da Bacia do Piracicaba, inserida em Ouro Preto. Do Lado do Velhas, que Ouro Preto também é nascente, no dia 21, o Subcomitê Nascentes lançará o Programa de Conservação e Produção de Água na Bacia do Rio Maracujá, em Cachoeira do Campo. Tanto a Expedição quanto o Programa possuem, como um de seus objetivos, traçar o diagnóstico real das águas e suas regiões.

Também como parte da Semana a Prefeitura de Ouro Preto entregará a reforma da portaria do Parque Natural Municipal das Andorinhas. Confira a programação no Instagram da Secretaria de Meio Ambiente, nas redes sociais e no site da Prefeitura de Ouro Preto.

Arte reprodução / Divulgação
Arte reprodução / Divulgação
Arte reprodução / Divulgação
Arte reprodução / Divulgação
Arte reprodução / Divulgação

Expedição Piracicaba em Ouro Preto

Iniciando as comemorações em torno da Semana da Água, Ouro Preto, sediará o lançamento da Expedição Piracicaba que se inicia aqui, dia 18 de março e percorrerá diversos municípios que da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba até o dia 25 de março.

A expedição faz parte da segunda etapa da “Expedição Piracicaba - pela vida do rio”, iniciada em 2019 com o trabalho de monitoramento a fim de atingir um diagnóstico da bacia hidrográfica do Piracicaba e propor iniciativas para a revitalização das áreas.

O evento lançamento foi definido em reunião no dia 27 de fevereiro sendo Ouro Preto escolhida por ser a nascente do Rio Piracicaba. A ocasião contou com a presença de membros do CBH-Piracicaba, além dos secretários de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis e de Educação, Deborah Etrusco, além do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, Flamínio Guerra Guimarães.

O presidente do CBH-Doce exaltou a importância do encontro em Ouro Preto. Para ele “é importante que a gente conheça nossa bacia em prol da quantidade e da qualidade das águas, então esse trabalho é de suma importância já que estamos passando por um processo de revisão de planos e implementando o enquadramento dos corpos d’água”.

Já o secretário de Meio Ambiente, Chiquinho de Assis ressaltou o protagonismo de Ouro Preto como nascente de rios indispensáveis para o abastecimento de Minas Gerais, bem como atentou para a necessidade de se dar visibilidade às bacias regionais por meio desse tipo de evento: “Destacamos a presença ilustre do presidente do Comitê aqui na nossa cidade, Ouro Preto, cada vez mais, vem estreitando os laços para pensarmos a Bacia como um todo. A questão de Bento Rodrigues, a gente vem lutando para se colocar como atingido, então, a presença do presidente do CBH - Doce aqui é de extrema relevância para a gente se integrar enquanto bacia do Rio Doce. E o prefeito Angelo, assumindo publicamente o compromisso da prefeitura de Ouro Preto com a expedição, convidando mais de 20 prefeitos a estarem presentes no dia 18 para darmos esse grande grito em prol da bacia e mostrando quão expressiva ela é, não somente como recurso hídrico, mas também uma referência geopolítica da região. Para Ouro Preto esse evento é muito simbólico por ser onde se encontra a nascente do Rio Piracicaba, as nascentes do Velhas e também as nascentes do Piranga, sendo o melhor instrumento para monitorar as águas, mobilizar e integrar os atores envolvidos, como a comunidade e poder público, bem como dar visibilidade às questões da água”.

Com o objetivo, também de acompanhar o trabalho que está sendo realizado, o Comitê, composto por 36 membros titulares e 36 suplentes, pretende envolver durante o encontro em Ouro Preto diversos atores fundamentais para a questão das águas tais como o presidente do Ibama, a ANA e outros órgãos ambientais representativos.

Na ocasião serão apresentadas propostas para revitalização efetiva da bacia e as ações realizadas ao longo do tempo pelos envolvidos com a Bacia e é provável que o IGAM e a ANA apresentem o andamento das Revisões dos Planos de Bacia e do Enquadramento do Piracicaba.
O evento contará anda com o lançamento do Livro Técnico-científico sobre a expedição, a exibição de um Documentário e uma Exposição Fotográfica digital.

Arte reprodução / Divulgação
Arte reprodução / Divulgação
Arte reprodução / Divulgação

Deixar Um Comentário