Veja aqui como foi o evento
Após anos fechada para reforma, o santuário de Nossa Senhora da Conceição que abriga os restos mortais do mestre Aleijadinho vai ser reaberto ao público, em Ouro Preto (MG). De acordo com o padre Edmar José da Silva, pároco do santuário, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu fazer a inauguração civil do santuário construído entre 1727 e 1746 pelo arquiteto e mestre de obras, Manoel Francisco Lisboa, nesta sexta-feira, 18 de novembro, a partir das 10h da manhã. No mesmo dia acontece a cerimônia em homenagem a Aleijadinho.
Padre Edmar comemorou a “notícia feliz e jubilosa” recebida de Maria Raquel Alves Ferreira, chefe do escritório técnico do Iphan em Ouro Preto, e disse que essa é uma data muito significada. “Neste dia, celebramos o aniversário de morte do grande Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, mestre do barraco. É também o último dia da programação da 43ª Semana do Aleijadinho”.
A obra de restauração da Matriz foi custeada integralmente pelo Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC), do governo federal e acompanhada pelo Iphan. Foram investidos cerca de R$ 10 milhões nas duas fases de restauração do Santuário. Num primeiro momento, foram restaurados os elementos estruturais do santuário e depois os elementos artísticos foram restaurados.
Padre Edmar disse também que será um dia em que os ouro-pretanos, de maneira especial os paroquianos da paróquia de Nossa Senhora da Conceição, manifestarão gratidão ao governo federal, não só à gestão atual, mas também algumas gestões anteriores, porque o projeto de restauração foi aprovado na gestão de outros governos. “Mas também será um dia de manifestar gratidão ao Iphan, especialmente aos seus membros que se dedicaram bravamente para a captação do recurso e acompanhamento das obras de restauro”.
Além de representantes da atual gestão municipal, devem comparecer na cerimônia: o ministro do Turismo do governo federal, Carlos Brito; a presidente nacional do Iphan Larissa Peixoto, a superintende do Iphan Minas Gerais, Debora Nascimento; a chefe do escritório técnico do Iphan em Ouro Preto, Maria Raquel Alves Ferreira e o ex-chefe do escritório técnico do Iphan em Ouro Preto, André Macieira que por anos acompanhou o processo de restauração da igreja.
Primeira missa
A primeira missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição acontece no dia 24 de novembro, às 19h, Dia Nacional de Ação de Graças. “Neste dia, vamos rezar e agradecer a Deus pela conquista coletiva. Para essa celebração, os fiéis devem trazer um quilo de alimento não perecível que depois será distribuído aos mais necessitados”, encerrou padre Edmar.
![](https://jornalvozativa.com/wp-content/uploads/2021/08/jornal-voz-ativa-ouro-preto-mg-minas-gerais-op-materia--17082021133328-1024x682.jpeg)
Deixar Um Comentário