Os acontecimentos que envolvem a História da humanidade são contados com o auxílio do encontro de registros documentados, descobertas arqueológicas e preservação de hábitos remetentes às tradições. No entanto, é uma bebida que sintetiza as propriedades potenciais de aludir aos principais episódios do progresso evolutivo, inclusive permeando as relações do presente. A história do vinho conflui ao enredo do próprio desenvolvimento humano, o alçando a um patamar importante de relevância sociocultural, transcendendo as fronteiras de um mero jantar ou confraternização.
Na toada do crescente interesse pelo vasto “universo do vinho”, a popularização da bebida se deve ao aumento da procura e, consequentemente, seu consumo. Acompanhando a tendência e em diálogo com as especificidades dos sabores, o professor Heber de Paula, do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), se debruçou sobre a ciência do vinho, a enologia, e a partir dela deu origem à Confraria do Vinho. A ideia da associação é a de reunir fãs de vinho, para um intercâmbio de experiências e partilhas de conhecimentos acerca do derivado da uva.
Conexões
Entre os dias 1, 7 e 8 de outubro, com o apoio dos docentes Cristiano Nogueira e Letícia Terrone Pierre e do aluno Pedro Henrique Sales, todos do curso de Gastronomia do IFMG - Campus Ouro Preto, a Confraria promoverá a conexão das instituições em torno da “Degustação virtual orientada de vinhos – Tour de experimentação, conhecimento e cultura”. O evento faz parte da programação da edição 2021 da Mostra Multi da UFOP, cujo tema é "Em que bolha você vive?".
Sessões virtuais
Serão, ao todo, três sessões virtuais com duração de duas horas, através de transmissões ao vivo via Youtube. Nos encontros, serão abordados o consumo consciente do vinho, as escolhas através de conhecimentos sobre legislação, a rotulagem, as características das principais castas e regiões produtoras.
Além da exposição teórica, a degustação virtual dos vinhos consistirá na interação dos participantes com os vinhos disponíveis em casa, com especial atenção às sensações provocadas pela bebida e nas técnicas de degustação de forma a produzir uma experiência de aprendizado prazerosa.
Ao fim, os inscritos ainda concorrerão a um sorteio de vinhos.
Deixar Um Comentário