A Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP) publicou uma nota no início da tarde de hoje (26/08), afirmando que nos últimos dias, foi procurada por alguns associados e veículos de comunicação em busca de informações sobre a obra na Rua Conde de Bobadela, também conhecida como Rua Direita, embargada no dia 10 de agosto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O embargo foi determinado após uma fiscalização do instituto apontar a realização de intervenções de escavação, sem prévia autorização.
A nota afirma também que a ACEOP analisou essa demanda internamente dialogando com o governo Municipal. Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Ouro Preto recebeu autorização para a retomada imediata das obras.
O secretário da Casa Civil, Zaqueu Astoni. gravou um pronunciamento atualizando a situação e afirmando que o Iphan considerou as intervenções regulares, após apresentação de documentação adequada pela Prefeitura.
“Estive, na última semana, junto à Superintendência do Iphan, em companhia do secretário Antônio Simões onde mostramos à superintendente Débora Nascimento da necessidade urgente do retorno da obra da Rua Direita”.
Ainda de acordo com Astoni, depois de uma discussão, o Iphan autorizou o retorno imediato das obras às quais o secretário se referiu como “de fundamental importância para Ouro Preto, considerando que a Rua Direita é uma artéria essencial para o nosso trânsito e para a mobilidade urbana da nossa cidade”.
Por fim, Zaqueu Astoni agradeceu à equipe da Secretaria de Obras e à Superintendência do Iphan “que foi sensível ao pleito de Ouro Preto e autorizou o retorno imediato desta obra”.
As intervenções na Rua Direita contemplam restauração no calçamento e na rede de esgoto, implantação de fibra óptica e de um sistema de combate a incêndios.
Deixar Um Comentário