Moradores de Cachoeira do Campo terão fácil acesso às obrigações e direitos civis

A ampliação dos serviços prestados no CAC deve diminuir a ansiedade daqueles que necessitam com urgência da cédula de identidade.

Home » Moradores de Cachoeira do Campo terão fácil acesso às obrigações e direitos civis
Por João Paulo Silva Publicado em 25/08/2021, 16:02 - Atualizado em 25/08/2021, 17:25
Inauguração CAC Cachoeira do Campo
Foto geral do evento com prefeito Angelo Oswaldo, vice-prefeita Regina Braga, delegado Regional, Alfredo Coelho Afonso, presidente da Câmara, Luiz Gonzaga e outros vereadores. Crédito – Tino Ansaloni/Jornal Voz Ativa. Siga no Google News

As obrigações e direitos civis da população de Cachoeira do Campo ficarão mais acessíveis a partir da próxima segunda-feira, 30 de agosto. A Câmara Municipal de Ouro Preto (CMOP) inaugurou, na tarde de hoje (25), um polo do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) no Terminal Rodoviário do maior distrito da importante cidade histórica de Minas, localizado a 24 quilômetros da Sede. O projeto é de autoria do vereador Vantuir Antônio da Silva.

Solimar Maria de Paula Ribeiro é chefe do Setor de Identificação ligado à Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), responsável pela emissão das carteiras de identidade. Ela explica que durante a vigência das ondas vermelha e amarela do Plano Minas Consciente, o setor estava trabalhando com um número reduzido de funcionários.

“Com o revezamento de funcionários, eram produzidos 14 documentos por dia. Agora, o município migrou para a onda verde, provavelmente, voltaremos a operar com nossa totalidade, ou seja, 28 carteiras confeccionadas diariamente. Como teremos mais um funcionário atuando no [recém-inaugurado] posto de Cachoeira do Campo, poderão ser emitidas sete carteiras aqui e 21 em Ouro Preto”, explicou.

Enquanto em Ouro Preto o agendamento para quem quer fazer qualquer uma das vias da carteira de identidade é realizado online, em Cachoeira a marcação vai acontecer por meio do telefone (31) 3553-1302. O horário de atendimento será do meio dia às seis, de segunda a sexta-feira, no Terminal Rodoviário de Cachoeira do Campo.  

A ampliação dos serviços prestados no CAC agora também no distrito de Cachoeira do Campo deve diminuir a ansiedade daqueles que necessitam com urgência da cédula de identidade, o documento nacional de identificação civil sem o qual é impossível realizar atividades simples, como pegar um ônibus interestadual ou se matricular em uma universidade. No entanto, Sandro Andrade, Coordenador do Cac em Ouro Preto lembra que independente da pandemia, existe uma demanda gigantesca no setor.

Andrade comentou os impactos da crise sanitária nos serviços prestados à população ouro-pretana: “Com a pandemia, isso se intensificou devido à redução do número de cédulas emitidas diariamente e do rodízio de funcionários para não gerar aglomeração. Essa ramificação do posto de identificação que acontece na Câmara de Ouro Preto, representa um braço que busca amenizar um pouco da demanda e facilitar o acesso das pessoas a esse serviço.

Solimar também destaca a questão da alta procura pela confecção dos documentos e alguns pontos que podem fazer que o processo seja menos rápido do que as pessoas gostariam que fosse.  Para nós, funcionários do CAC, o sistema online ficou bem melhor, mas a população precisa entender que a demanda é grande e atendemos não só os ouro-pretanos, visto que a carteira de identidade é estadual. Em outras palavras, pessoas de outras cidades também procuram pelo serviço com frequência”.

O prefeito Angelo Oswaldo participou da cerimônia de inauguração em Cachoeira do Campo. Acompanhado da vice-prefeita, Regina Braga e de outras autoridades e servidores da PMOP, o chefe do executivo ouro-pretano se referiu ao CAC afirmando se tratar de “um belo serviço prestado ao povo da Cidade Patrimônio Mundial” e afirmou que “o serviço em ambos os locais só irá melhorar, ainda mais com a aquisição do novo imóvel da Câmara na Rua do Ouvidor".

Angelo destacou também que a descentralização desse serviço é primordial para a população de Cachoeira do Campo, levando em conta a dimensão do distrito. “O polo urbano de Cachoeira pede mais serviços descentralizados”. Logo em seguida, o prefeito revelou que em breve o distrito contará também com um posto da Polícia Civil e que o processo de instalação está sendo discutido.

O Delegado Regional de Ouro Preto, Alfredo Resende Coelho, falou sobre a satisfação em poder proporcionar esse serviço que vai muito além da emissão de carteiras de identidade, “mas também engloba registros e termos circunstanciados de ocorrência, registros de notícias crime mais simples”, dentre outros. Os moradores de Cachoeira do Campo e arredores vão inclusive aumentar a sensação subjetiva de segurança não só vinda da Polícia Militar, mas também da Polícia Civil. Vamos avançar com a segurança pública com cidadania, nossa maior preocupação”.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal de Ouro Preto, Luiz Gonzaga do Morro agradeceu “ao executivo, funcionários da Casa Legislativa e às instituições de segurança pela parceria que permitiu levar até Cachoeira do Campo esse serviço de grande valia para a população. Agradeço a todos e a todas que fizeram com que esse momento fosse possível”.

As palavras do presidente estão em consonância com as de Sandro Andrade que reiterou – “É uma parceria da Câmara junto à Polícia Civil com atuação em Ouro Preto que faz com que nós inauguremos mais um espaço buscando prestar serviços à sociedade ouro-pretana”.

Deixar Um Comentário