Matriz de Nossa Senhora do Pilar
Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, s/n° - Pilar. - Ouro PretoSobre
- Igreja
- Fixo: 3135514736
A matriz dourada de Ouro Preto, sob a invocação de Nossa Senhora do Pilar, foi inaugurada em 1733. A Matriz de Nossa Senhora do Pilar é um dos mais exuberantes templos de Minas Gerais, possui ornamentação com douramento excessivo que deslumbra o visitante. A capela-mor está repleta de querubins, flores, volutas, anjos, atlantes e folhagens, ladeadas por duas belas colunas salomônicas, espiralada até a base, onde se vê adornos de motivos fitomorfos, uma esplêndida obra decorativa do estilo joanino, executada por Francisco Xavier de Brito.
Destaque para as pinturas das paredes, que têm como tema as estações do ano. Ao alto, dois evangelistas ladeados por anjos feitos em prata. Na cimalha, anjos seguram símbolos das virtudes teologais e cardeais. No forro, a cena da Santa Ceia. Completando a composição decorativa e pastora, tem-se a imagem de Nossa Senhora do Pilar. Os púlpitos seguem o mesmo estilo rebuscado e pomposo dos altares laterais da nave, todos decorados com flores e, no console do púlpito, a presença de anjos atlantes.
As pinturas do forro da nave formam uma bela composição com cenas do Antigo Testamento, tendo quatro santos ao centro e, no medalhão central, o cordeiro apocalíptico rodeado por anjos. A pintura é do artista João Carvalhais. Observe o efeito óptico causado pela figura do Cordeiro: um dos braços da cruz parece mudar de lado na medida em que você caminha.
Deixar Um Comentário