Capela do Padre Faria
Rua do Padre Faria, s/n° - Padre Faria. - Ouro PretoSobre
- Capela
- Fixo: 3135515047
O nome da capela, que foi erguida para abrigar a imagem de Nossa Senhora do Parto, faz referência a um dos fundadores de Ouro Preto – o Padre João Faria de Fialho. Há duas prováveis datas ligadas a sua construção: uma, 1750, gravada no sino do campanário externo ao lado esquerdo da edificação; e outra, 1758, gravada na grande cruz pontifícia do adro externo (os altares são anteriores a essas datas). Encravada em uma pequena elevação dentro de um grande vale, a situação dessa capela valoriza a sua elegante simplicidade. O interior apresenta dois esplêndidos altares laterais entalhados em madeira, com douramento e policromia.
O teto é decorado com uma pintura representando a coroação da Virgem, cercada por anjos. O arco-cruzeiro é pintado com motivos orientais. O retábulo do altar-mor é rico em talhas e douramento, com motivos de flores, aves, anjos, atlantes e arcanjos, no centro estão as imagens de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora do Bom Parto. Nas paredes laterais, quatro painéis mostram cenas da vida de Maria.
Na parte externa há uma pequena torre sineira com um sino de bronze e a imagem de Nossa Senhora do Rosário. No adro, a cruz papal, cuja origem advém da concessão feita pelo Papa Pio VI – através de três bulas – de privilégios e graças especiais à capela, faz crer que o cruzeiro tenha sido erguido para comemorar essa grande distinção, a peça esculpida em pedra, mede 8,52 metros de altura, todos os trabalhos de encaixes são impecáveis, edificada há mais de dois séculos, lá se mantém até hoje.
Deixar Um Comentário