Tecnologia | Como configurar privacidade e segurança no Facebook

Empresa de segurança da informação analisa opções-chave de privacidade e segurança na rede social e como configurá-las para que os dados dos usuários permaneçam seguros

Home » Tecnologia | Como configurar privacidade e segurança no Facebook
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 07/07/2021, 16:15 - Atualizado em 07/07/2021, 16:25
Foto – Reprodução. Crédito – ESET. Siga no Google News

Muitas pessoas interagem diariamente nas redes sociais sem se darem conta de que tudo o que se publica pode estar sendo registrado por atores mal intencionados em busca de realizar futuros golpes e sequestro de contas, tanto no Facebook como em serviços, e-mails, apps de streaming e outras redes sociais. A ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, explica algumas das principais configurações de privacidade e segurança que podem ser implementadas no Facebook com o objetivo de configurar a conta adequadamente para que apenas o usuário tenha acesso e, desta forma, evitar que pessoas não autorizadas vejam seu conteúdo.

Tanto a privacidade quanto a segurança são importantes quando se trata de proteção, mas a parte de segurança atua sobre a base de uma conta. É possível obter excelentes resultados configurando estritamente as opções de privacidade, mas estas funções não serão muito úteis se o usuário não utilizar uma forma de acesso segura”, comenta Daniel Barbosa, pesquisador do laboratório da ESET.

No caso de apps como o Facebook, a segurança se refere basicamente a como se acessa o aplicativo. Ou seja, se o acesso é realizado pelo próprio usuário ou mediante informações da conta por outros apps/sites.

  • Senha: é imprescindível que seja robusta, que não seja utilizada para acessar nenhum outro site/serviço. Isso impedirá que os cibercriminosos identifiquem você com ataques de força bruta.
  • Duplo fator de autenticação (2FA): habilitar o duplo fator de autenticação reduz drasticamente as chances de pessoas não autorizadas acessarem sua conta, mesmo que consigam descobrir a senha. O Facebook exigirá, além do nome de usuário e senha, um código temporário, que pode ser recebido por SMS ou por chave de segurança USB.
  • Recuperação de acesso: em caso de problemas para acessar a conta, o Facebook permite que os usuários incluam até 5 pessoas de confiança para auxiliar no processo de recuperação. Uma vez selecionado, uma lista aparecerá com os contatos mais próximos para escolher.

Por outro lado, a configuração da privacidade determinará como a conta irá responder quando um terceiro acessar um perfil. No caso do Facebook, quem verá as publicações, fotos, amigos, como se encontrará a conta e vários outros aspectos.

A ESET compartilha algumas boas práticas sobre a configuração de privacidade:

Quem pode ver publicações futuras?: esta opção permite definir quem poderá ver o que se publica (Público/Amigos/Amigos, exceto…/Amigos específicos/Somente eu) em cada publicação. 

Do ponto de vista dos criminosos, as postagens são fontes de informações interessantes sobre os usuários para estabelecer um perfil da vítima e tentar enganá-la. Alterar as configurações para determinar quem pode ou não ver as diferentes postagens pode ser uma ótima solução.

Quem pode ver as pessoas, páginas e listas seguidas?: este tipo de informação é considerada sensível, dado que mostra uma série de preferências do usuário. Se um cibercriminoso sabe que um usuário segue uma página de uma petshop, por exemplo, pode usar “cachorros” como um tema de possível interesse para esse objetivo e implementar uma estratégia para tentar enganá-lo. Neste caso, a opção Amigos também pode ser interessante.

Quem pode ver as histórias do Facebook?: para as histórias, se deve ter precaução. Muitas histórias guardam informação valiosa para os criminosos, como por onde o usuário anda, os lugares que frequenta, as coisas que gosta de fazer, com um agravante ainda maior que é que essas informações costumam ser exibidas em tempo real. Assim como as demais opções, se recomenda que sejam vistas apenas por Amigos. Neste sentido, é importante ter cuidado na hora de permitir o acesso às redes sociais, já que restringir a privacidade apenas para amigos é válido se se mantiverem nos amigos nesta lista e não qualquer pessoa que se adicione aos contatos.

Como outras pessoas podem encontrar e entrar em contato com você:

Quem pode ver a lista de amigos?: sugere-se deixar a configuração para “Somente eu”. Desta forma, evita-se que, em caso de atividades maliciosas, o perfil seja utilizado para listar informações sobre os contatos. Esta configuração é considerada uma forma de proteção indireta à lista de amigos.

Quem pode encontrar você com o número de telefone fornecido?: permitir que qualquer pessoa encontre um perfil no seu telefone, especialmente depois de tantas violações de dados contendo essas informações, pode ser atraente para os cibercriminosos. Enquanto o ideal seria configurar a opção "Somente eu", também pode ser "Amigos" ou "Amigos de amigos". Lembrando que, se algum dos contatos aceitar pedidos de amizade de qualquer pessoa, a opção "Amigos de amigos" permitirá que validem o número de telefone que contam através desta configuração.

Essas foram algumas das principais configurações de privacidade e segurança do Facebook, mas há várias outras que podem melhorar esses pontos ainda mais. Recomendo enfaticamente que todas as configurações sejam revisadas e ajustadas periodicamente conforme necessário. É importante notar que o Facebook está sempre introduzindo novos recursos quando se trata de proteção. Da ESET, apontamos a educação como a principal fonte de proteção. Estar atento aos riscos ajuda a evitá-los e assim desfrutar da Internet com segurança”, finaliza Barbosa.

Deixar Um Comentário