“Na mirada da história, Ouro Preto encontra o caminho que leva ao futuro”. Em poucas palavras, o prefeito Angelo Oswaldo resume a temática que conduz as comemorações do próximo 8 de julho. A data marca os 310 anos de elevação dos arraiais mineradores à Vila Rica de Ouro Preto. Exposições, sinerata, mostra fotográfica e Inverno Literário são algumas das ações que mostram os ouro-pretanos em sintonia com o futuro, sem se esquecer do passado.
Não por acaso, o tema conversa diretamente com a Revisão do Plano Diretor do Município, em desenvolvimento pela administração municipal e que tem a comunidade como ator principal. Nesse contexto de reflexão necessária ao desenvolvimento do Plano Diretor, a Prefeitura apresenta a mostra fotográfica “Espelho da Memória”.
Trata-se de uma exibição de fotos antigas da cidade, de autoria de Luiz Fontana, para trazer à tona as lembranças de paisagens e tradições da Cidade Patrimônio Mundial, colocadas ao lado da Ouro Preto de agora, registrada pela câmera da fotógrafa Ane Souz. Realizada pela equipe da Prefeitura, a mostra tem parceria da Câmara Municipal, Universidade Federal de Ouro Preto e Ouro Preto Luz, além de contar com patrocínio da Hindalco Brasil.
Outra tradição resgatada em 2021 é o toque dos Sinos das Igrejas da cidade, tradicional forma de comunicação e homenagem que foi registrada pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2009. Neste ano, além de homenagear a cidade, os sinos também homenagearão os profissionais de saúde, que arduamente trabalham no combate à pandemia da COVID-19.
Além disso, outras atividades são planejadas para a data, como o Inverno Literário e a tradicional missa em Ação de Graças que, em razão da pandemia, terá número de fiéis limitados na Basílica da Pilar limitado, mas será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Ouro Preto .
Confira a programação completa dos 310 anos de Ouro Preto
De 07 a 24/07
Inverno Literário
15h - Live de lançamento do livro "De primeiro, na Rua Nova", da autora Maria das Mercês.
Acompanhe a programação completa nas redes sociais da Prefeitura de Ouro Preto @prefeituraouropreto
Dia 08
10 h
Atividade: Missa Solene em Ação de Graças
Local: Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Coordenação Dom Barroso (Bispo Emérito da Arquidiocese de Oliveira) e Pároco Padre Adilson. (Matriz Nossa Senhora do Pilar)
*Devido à pandemia da COVID-19, a celebração será para número limitado de convidados com transmissão online pelas redes sociais.
11h30
Atividade: Abertura das exposições na Casa de Gonzaga
Local: Casa de Gonzaga
12 h
Atividade: Sinerata – Toque dos Sinos da Igrejas de Ouro Preto.
Homenagem à Cidade e aos profissionais da saúde.
16h
Atividade: Abertura da Mostra Fotográfica “Espelho da Memória" e Coletiva de imprensa
Local: Praça Tiradentes
Performance do artista plástico Carlos Bracher e apresentação da Orquestra do Pilar, da Escola de Música do Padre Simões, no Teatro Municipal Casa da Ópera.
Patrocínio Hindalco Brasil | Apoio: Câmara Municipal de Ouro Preto e Ouro Preto Luz
Visitação de 08 de julho à 18 de julho.
Dia 09
11h
Atividade: Entrega de acervos restaurados pela Faop à Cachoeira do Campo, Amarantina, Itabirito e Senador Firmino.
Local: Audiório Vinícius de Moraes
14h
Atividade: Apresentação do Zé Pereira do Club dos Lacaios
Local: Anfiteatro do Horto dos Contos
*Devido à pandemia da COVID-19, a apresentação será para número limitado de convidados.
Dia 15
17h
Mesa-redonda sobre a Mostra Fotográfica Espelho da Memória.
Local: videoconferência - link a ser divulgado nas redes sociais da Universidade Federal de Ouro Preto e da Prefeitura.
Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto.
Projeto De Conversa em Conversa - 2ª temporada
- 15 Julho - Evandro Mesquita
- 22 Julho - Wagner Tiso
- 28 Julho - Francis Hime
- 29 Julho - Zezé Motta
*Programação sujeita a alterações
O Plano Diretor
Construído com ampla participação popular, o Plano Diretor propicia o desenvolvimento do município no eixo sócio-econômico e físico, equilibrando interesses dos moradores e da iniciativa privada com direitos coletivos, como a preservação do patrimônio cultural e ambiental. Em outras palavras, é uma ferramenta para organizar o crescimento e o funcionamento da cidade, definindo as diretrizes de uso e ocupação do solo.
Deixar Um Comentário