O lutador ouro-pretano de jiu-jitsu Charon Ribeiro viaja nesta quarta-feira (23) para o Rio de Janeiro, onde disputará o Campeonato Rio Winter International Open 2021. O torneio acontece entre os dias 24 e 27 de junho na Arena Coronel Wenceslau Malta, situada no Parque Olímpico da Vila Militar e conta pontos para o mundial que acontece no final do ano, em Long Beach, Califórnia.
De acordo com os organizadores, o evento acontece sob um esquema especial de protocolos contra o novo coronavírus. Presentes no ginásio, apenas os atletas e, no máximo, um acompanhante. Além disso, as lutas acontecem com dia e horário programados para evitar aglomerações e diminuir os riscos da atividade.
Nascido em 1997, Charon Ribeiro iniciou na arte marcial ao 16 anos, influenciado por um amigo e foi traçando sua estrada acumulando vitórias. Atualmente graduado na faixa roxa do esporte de combate, já conquistou diversos títulos, dentre eles: Copa Leão Dourado (L.B.J.J), Panamericano Interclubes (L.B.J.J), Belo Horizonte Spring International Open (IBJJF).
Charon conta que esse é o primeiro evento esportivo que participa devido à pandemia de Covid-19 e que a expectativa é grande. “Vou dar o melhor de mim, mirando o lugar mais alto do pódio, de onde poderei celebrar a vitória e levar comigo o nome da minha amada Ouro Preto”.
Perguntado sobre há quanto tempo se prepara para Rio Winter International Open 2021, o atleta afirmou que está em constante treinamento, mas que ele foi intensificado há mais de um ano.
Como muitos apaixonados pelo esporte, Charon precisa se virar sozinho e arcar com as despesas envolvendo treinamentos, alimentação adequada e acompanhamento de profissionais. “Apesar de não ter um patrocinador oficial, eu encontro o incentivo por meio dos meus amigos e principalmente do meu professor: Mauro Biazzoto da Gracie Barra Itabirito”.
Sem a presença do público, mas com muita dedicação e persistência, Charon Ribeiro que integra a categoria pesado (até 94 quilos) pisa amanhã (24), às 13h, no tatame.
orgulho ouropretano