Foi inaugurado, na terça-feira, dia 9, o Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte, no bairro Carlos Prates (Rua Bom Sucesso, 731). Com serviços de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação, o novo hospital irá atender os amiguinhos peludos dos tutores, moradores da capital, que possuem Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e também dos protetores e entidades de defesa do animal.
O novo equipamento visa a melhoria da saúde pública municipal, foi criado para ajudar no combate à transmissão de doenças, na redução dos casos de abandono e reforçar os resultados dos trabalhos dos centros de zoonoses, por meio de castrações para controle da população de animais de rua.
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, entidade responsável pela gestão de 10 hospitais públicos veterinários no país.
A iniciativa de se criar o Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte, o primeiro de Minas Gerais, partiu do mandato do deputado estadual Osvaldo Lopes que destinou R$ 1 milhão em emendas parlamentares para concretizar a ideia: “ trata-se de um sonho de todos nós”, diz o deputado, que é um árduo militante da causa animal.
Diferente do que muitos pensam, ações como essa, voltadas para a saúde animal e controle de população de cães e gatos de rua, refletem diretamente na saúde das pessoas também, pois a ausência desses cuidados gera muitas demandas para as nossas Unidades Básicas de Saúde.
No Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte, os serviços de internação e emergência irão funcionar 24 horas por dia. Já os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00. De segunda aos sábados, das 14h00 às 20h00, serão atendidos casos mediante agendamento prévio.
Porém, devido ao decreto da PBH que instituiu o lockdown, por enquanto, o hospital está atendendo apenas urgências e emergências e, no turno da noite, ainda não recebe novos pacientes. Mesmo assim, só no primeiro dia de funcionamento, dezenas de animais foram atendidos.
Deixar Um Comentário