Grupo DOM Oncologia e Santa Casa de Misericórdia inauguram serviço de diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer em Ouro Preto-MG
O grupo já conta com seis unidades espalhadas pelo estado. À maneira das demais unidades, em Ouro Preto, o novo espaço contará com suporte interdisciplinar e especializado, atendendo pacientes oncológicos com estrutura completa.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia e convidados se reuniram, na noite de sexta-feira (27/11), para a inauguração da Unidade Inconfidentes, em Ouro Preto, Minas Gerais, do Grupo DOM Oncologia, referência em atendimento a pacientes oncológicos que reúne especialistas de renome em matéria de prevenção e tratamento de câncer.

Veja mais fotos da inauguração no final do texto
O evento teve como objetivo apresentar o novo espaço, bem como os trabalhos que serão oferecidos aos pacientes da região, trabalhos estes voltados à prevenção diagnóstico, tratamento, suporte e acompanhamento dos pacientes oncológicos. A Unidade Inconfidentes do Grupo DOM Oncologia vem para somar à assistência de qualidade dos serviços de saúde prestados na Santa Casa de Misericórdia.
Diretora-geral e técnica científica do Grupo DOM Oncologia, Dra. Angélica Nogueira Rodrigues, realizou a abertura do encontro.
“Em nome do grupo DOM Oncologia, eu gostaria de agradecer a toda comunidade da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto. Para nós, é uma honra firmar essa parceria. Muito obrigada também a todos os parceiros da DOM aqui presentes e aos representantes de convênios pela confiança depositada em nosso trabalho”.
Dra. Angélica lembrou que a história do Grupo teve início em Divinópolis, região Centro-Oeste de Minas, e ressaltou as suas duas principais frentes de trabalho: assistência de prevenção, tratamento e cuidados paliativos em Oncologia, além do Instituto DOM Oncologia, focado em ensino e pesquisa.
“Nossa missão é o cuidado integral de pacientes oncológicos, com excelência técnica, ética, humanismo e compromisso com a atualização científica contínua. Desenvolver a oncologia molecular, desenvolver a oncologia de Minas Gerais, principalmente do interior do estado, para que a nossa população não tenha que atravessar montanhas nos seus momentos mais desafiadores da vida. Que elas possam ser tratadas no conforto de suas casas”.
A profissional da saúde afirmou que “sente um orgulho imenso” pela forma como o trabalho é desenvolvido pelo Grupo. “Hoje, o tratamento oncológico é subdividido em especialidades. Nos grandes centros de oncologia do País, os grupos se reúnem com lideranças por tipo de doença. O Grupo DOM Oncologia ainda não consegue ter um especialista em mama, ou em tumores gastrointestinais, por exemplo, em cada cidade. Mas as nossas lideranças se reúnem semanalmente, repassam todos os novos casos, e mudanças de conduta. Isso se dá por meio de reuniões online que já aconteciam antes da pandemia e estão muitos mais fortalecidas agora”.
Diretora administrativa e financeira do grupo DOM Oncologia, Aline Lauda Freitas Chaves complementou a fala da Dr. Angélica Rodrigues.
“A Angélica já apresentou para vocês quem somos nós. Apesar de estarmos inaugurando o prédio hoje, nós somos muito mais do que isso: um simples prédio. Temos um espírito de acolhimento, de humanização do tratamento. Mais do que tratar o paciente, nós queremos acolhê-lo. Sabemos o quão difícil é o tratamento do câncer, mas nós queremos muito mais: entregar valor ao paciente e não apenas o tratamento. Queremos também que a Santa Casa de Ouro Preto firme o seu nome na oncologia. Sejam todos muito bem-vindos e sintam-se acolhidos”.
Nascida em Ipatinga (MG), com a inauguração do Grupo DOM Oncologia em Ouro Preto, Dra. Luciana Barros Quintão Lares que é hematologista, aturará na cidade histórica.
“Essa parceria da DOM Oncologia com a Santa Casa vai me permitir construir um pedacinho da minha história com vocês. E para isso, é fundamental essa troca que será desenvolvida. Dentre os valores que já foram destacados anteriormente pelas minhas colegas, há alguns que considero principais. Dentre eles, destacam-se: o cuidado com os nossos pacientes, com os nossos colaboradores e com os nossos parceiros”.
Para Dra. Luciana, dedicação e formação continuada serão esforços capazes de produzir ferramentas para que isso seja viável.
“Quando atuamos no interior isso sempre é mais difícil. A nossa ideia é trazer para Ouro Preto, ferramentas que já foram construídas e funcionaram muito bem, adaptando-as à realidade da nova unidade. Queremos construir um modelo que seja compatível a essa realidade. Espero que essa história deslanche e seja tão bonita quanto a cidade”.
Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto, Marcelo Oliveira Sérgio Gonçalves de Oliveira, falou sobre o importante acontecimento ocorrido na noite de 27 de novembro de 2020, no prédio anexo à Santa Casa.
Durante muito tempo, a fachada do referido prédio exibia a placa “Oncologia”, no entanto, o serviço não passava de um sonho distante. Pacientes oncológicos da cidade ainda precisam se deslocar para a capital a fim de dar prosseguimento ao tratamento, porém, essa realidade parece cada vez mais perto do fim, mas para isso, é preciso a união de forças, sobretudo políticas.
“Que todos os políticos juntem-se a nós para que a gente consiga o credenciamento o mais rápido possível, porque aquele tempo que em que passávamos aqui e víamos o prédio vazio escrito Oncologia foi um tempo perdido”. O provedor também destacou a excelência do DOM Oncologia. “A Santa Casa está realizando contratos responsáveis, com especialistas de renome e queremos que todos os ouro-pretanos e pessoas residentes em nossa micro região tenham um atendimento de excelência”.
Quanto aos trâmites legais para que Ouro Preto conte, finalmente, com o seu centro especializado em oncologia, Marcelo Oliveira afirmou que o processo é bastante burocrático, mas também intensamente político.
“Se não houver essa ajuda política, com certeza a dificuldade será muito maior”. Ainda de acordo com o provedor, a conclusão de todo o processo de credenciamento pode levar de três a quatro anos. “No entanto, se os políticos se unirem em favor desse processo, o credenciamento pode ser concluído em até um ano”.
Leonardo Brandão, Diretor técnico do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto também deu destaque à importância da inauguração da DOM Oncologia no município.
“É um marco histórico o fato de termos conseguido implementar um serviço de oncologia apta a abranger toda a população da Região dos Inconfidentes, principalmente a camada mais vulnerável da população, como os pacientes do SUS”. Mas para o diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia, diversos atores possuem papéis importantes para a efetivação do esperado serviço.
“Sem dúvida alguma, a questão política é muito importante. Existindo vontade por parte dos gestores políticos, as coisas vão acontecer. Nós sabemos que o nome de Ouro Preto é muito forte e isso é um facilitador para que as portas se abram. Sem contar que, além de um hospital muito bem estruturado, nós temos também a faculdade de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto”.
Até que a questão seja resolvida, o Grupo DOM Oncologia atenderá de forma particular ou por meio de convênios que ainda estão em processo de acordo.
DOM Oncologia – breve histórico
A DOM Oncologia foi idealizada em 2012 pelas médicas Aline Lauda Freitas Chaves, Angélica Nogueira Rodrigues e Luciana Barros Quintão Lares. Antes mesmo da sua inauguração, o grupo cresceu com a entrada dos médicos Denise Strassburger Nunes, Leandro Santiago Moreira e Mônica Cristina Toledo Pereira. Em comum, sólida experiência profissional e o sonho de criar um centro de tratamento médico para cuidado integral de pacientes oncológicos baseado em excelência técnica, ética e humanismo.
Suporte multidisciplinar
O suporte multidisciplinar da DOM Oncologia inclui especialistas em diversas áreas da saúde, como: nutrição, farmácia, cuidados orais, enfermagem, fisioterapia, psicologia e assistência social. Diversos estudos publicados na literatura médica indicam que cuidar do paciente em equipe multidisciplinar otimiza o trabalho, contribui de forma significativa com o bem-estar do paciente e reduz a taxa de mortalidade.
Pandemia
Com a pandemia do novo coronavírus, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, a DOM Oncologia criou e reportou, por meio de seus canais, um plano de contingência para a redução da disseminação do SARS-Cov2. Além disso, o grupo reafirmou o compromisso de atendimento aos pacientes oncológicos com segurança e qualidade.
Foi criada uma comissão para liderança das medidas de contingência, todos os funcionários foram treinados e recebem orientações em fluxo contínuo, conforme o dinamismo que o contexto atual nos exige.
Foram implementadas rígidas medidas de redução do fluxo de pessoas na clínica, tanto de pacientes, quanto de acompanhantes, funcionários e médicos. Está sendo feita uma triagem de sintomáticos à entrada para direcionamento apropriado.
Serão realizados, neste momento, exclusivamente atendimentos de pacientes em tratamento oncológico, pacientes com sintomas que exijam cuidados médicos imediatos e primeiras consultas para triagem das urgências oncológicas.
O uso de EPIs por todos os profissionais está sendo criteriosamente seguido, adaptado conforme a função de cada prestador. As medidas habituais de desinfecção da clínica foram extremadas. Além disso, será mantido plantão sobreaviso 24 horas para acolhimento de pacientes, esclarecimento de dúvidas e orientações de condutas.
A DOM Oncologia atende também nas seguintes cidades:
Divinópolis
Av. Antônio Olímpio de Moraes, 1990 - Santa Clara - Divinópolis / MG
37 3212-7686
[email protected]
www.domoncologia.com.br
Formiga
Rua Dr. Teixeira Soares, 333 - Formiga / MG
37 3322-4488
[email protected]
www.domoncologia.com.br
Itaúna
Avenida Getúlio Vargas, 541 - Centro / 2º andar - salas: 205/206 - Itaúna / MG
37 3241-8547
[email protected]
www.domoncologia.com.br
Pará de Minas
Av. Presidente Vargas, 1.185 - Vila Raquel / 2º andar - Pará de Minas
37 3237-4900
[email protected]
www.domoncologia.com.br
Sete Lagoas
Rua Dr. Chassim, 172, Centro - Sete Lagoas
31 3177-1868
[email protected]
www.domoncologia.com.br
Belo Horizonte
Rua Araguari, 1156, Sala 2002, Santo Agostinho, Belo Horizonte
31 9 9790 6329
[email protected]
www.domoncologia.com.br
Veja mais fotos
Fotos-Dani Medeiros - Dom Oncologia
Deixar Um Comentário