Ainda como graduando do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade Presidente Antônio Carlos, cidade de Conselheiro Lafaiete-MG, no final do 7º semestre do curso, Tino Ansaloni se aventurou e usou da coragem que a academia proporcionou para lançar o Jornal Voz Ativa, que foi para as ruas com a primeira versão impressa em Janeiro de 2009. Distribuído em Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Ouro Branco e Congonhas, levando a visão real do Jornalismo para a região dos Inconfidentes, pois, desde os primeiros passos o veículo traz matérias factuais e que prezam pelas premissas do bom jornalismo que são a apuração dos fatos in loco, redação de um texto inteligível e a devida publicação, o Jornal Voz Ativa mudou a realidade da imprensa na região. Hoje, somente na versão web, o www.jornalvozativa.com tem recorde de 502 mil 360 acessos no mês abril de 2015 e mais de 80 mil acessos num único dia. Os números crescem a cada dia e o novo layout veio proporcionar uma maior interatividade com os leitores (as).

tino-ansaloni-jornal-voz-ativa-contato

Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Presidente Antônio Carlos, na cidade de Conselheiro Lafaiete, Tino Ansaloni sempre esteve envolvido com a comunicação na Região dos Inconfidentes. Sua primeira experiência foi como locutor de evento em 1992, quando mostrou bom desempenho numa formatura de turma de 2º grau. A partir daí, sua trajetória teve experiência em estações de rádio da cidade e animação de eventos populares. Em 2004, presta vestibular para Jornalismo e teve início seu aprofundamento acadêmico na área pela qual já tinha expressado, ao longo dos anos, todo apreço e carinho. Concluiu o curso no ano de 2009 quando já tinha inaugurado a Ansaloni Fortes & Comunicações LTDA que tem como maior e principal produto o www.jornalvozativa.com, o veículo de comunicação de maior repercussão na região.

A marca Jornal Voz Ativa traz o Museu da Inconfidência, dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789), o maior movimento pela Independência do Brasil. O museu está situado no centro da antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto, Cidade Monumento Mundial, terra dos Inconfidentes, que viveram em busca do ideal da liberdade. A antiga Casa da Câmara e Cadeia de Ouro Preto é um dos mais importantes remanescentes da arquitetura colonial do barroco tardio no Brasil.

O nome Jornal Voz Ativa, veio se colocar em prática e mostrar, efetivamente, para a região os motivos de a comunicação social ser designada pelos estudiosos da área como o quarto poder.