X Cavalgada da Inconfidência traz Fogo Simbólico à Ouro Preto

Home » X Cavalgada da Inconfidência traz Fogo Simbólico à Ouro Preto
Por Tino Ansaloni Publicado em 19/04/2014, 18:28 - Atualizado em 19/04/2014, 18:29

Foto-Chegada do Fogo Simbólico no ano de 2012

Crédito-Tino Ansaloni

Cavaleiros chegam a Cachoeira do Campo dia 19 e a Ouro Preto dia 20 de abril

A tradição dos centenários rituais de homenagem à Inconfidência Mineira mantém–se viva na região.  O transporte do Fogo Simbólico é uma das etapas das comemorações da Semana da Inconfidência, realizada desde 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek. A princípio, o trajeto da condução do Fogo Simbólico era feito por integrantes da Polícia Militar, que percorriam a pé um trecho da Estrada Real, entre a Fazenda do Pombal, em Ritápolis, onde Tiradentes nasceu, e Ouro Preto, onde sua cabeça foi exposta. O ritual foi extinto pelo governo do Estado, em 2004.

A partir de 2005, esse transporte passou a ser realizado pela Cavalgada da Inconfidência, em que 35 cavaleiros, dentre os cerca de mil outros participantes, carregam uma tocha (o Fogo Simbólico) e as bandeiras nacional, estadual e dos municípios participantes. Em 2012, o trajeto foi alterado sendo que, atualmente, os cavaleiros saem de São Lourenço e percorrem o caminho traçado pelos Inconfidentes até Ouro Preto, em homenagem à saga ideológica de Tiradentes.

A recepção da Cavalgada da Inconfidência com o Fogo Simbólico acontece nesta sábado (19), às 15h, na Praça Felipe dos Santos (Praça da Matriz), em Cachoeira do Campo e no domingo (20), às 16h 30min, na Praça Cesário Alvim (Praça da Estação), em Ouro Preto.

Na sede haverá uma cerimônia com a premiação do Grão Colar para três representantes do município. José Alberto Pinheiro, secretário de Patrimônio, Marco Antônio de Freitas, secretário de Esportes e Lazer e o procurador Flaviano Nardy Lana serão homenageados no evento. Haverá também a entrega de medalhas ao Mérito Humanitário a cidadãos ouro-pretanos. A professora Irene do Sacramento juntamente com o empresário Felipe Passos e o Diretor da Escola Técnica Federal de Ouro Preto, Ronaldo Ebert Toffolo, serão prestigiados com o reconhecimento.

Fonte-Assessoria de Comunicação Prefeitura de Ouro Preto-MG

Deixar Um Comentário