Ouro Preto prorroga campanha de vacinação contra a poliomielite

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde

Home » Ouro Preto prorroga campanha de vacinação contra a poliomielite
Por Luzimara Santos / Jeane Lourenço Publicado em 20/06/2024, 11:58 - Atualizado em 20/06/2024, 11:58
Foto — Fernando Frazão/Agência Brasil. Siga no Google News

A Prefeitura de Ouro Preto, de acordo com recomendação da Secretaria de Estado de Saúde, prorrogou o prazo de duração da campanha de vacinação contra a poliomielite no município. A ação, que iria até o dia 14 de junho, continuará por mais duas semanas, até o dia 30 de junho. Essa prorrogação ocorre devido à importância da imunização contra a pólio e visando alcançar a meta de vacinar pelo menos 95% das crianças de 1 a menores de 5 anos de idade.

A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da sede e dos distritos. Para que a criança receba a dose, é indispensável a apresentação da caderneta de vacinação. O público-alvo da campanha são as crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. As crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas de acordo com o esquema primário, que inclui 3 doses da vacina intramuscular.

O último caso de poliomielite no país foi registrado em 1989 e o país recebeu a certificação de livre do poliovírus selvagem em 1994. Contudo, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do vírus. Esse risco se deve principalmente à queda da cobertura vacinal. Em Minas Gerais, a cobertura vacinal acumulada está abaixo dos 95% recomendados. Em 2024, no período de janeiro a março, a cobertura foi de 88,39% em crianças menores de um ano de idade, e de 81,97% em crianças com um ano de idade.

A imunização é a única forma de prevenção contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, uma doença altamente infecciosa, causada pelo poliovírus, que invade o sistema nervoso e pode causar paralisia total. A transmissão ocorre principalmente pelo contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas, mas também pode ocorrer por meio de água e alimentos contaminados.

Procure a sua UBS de referência com a caderneta de vacinação em mãos e leve sua criança para ser vacinada. Este é um ato de cuidado e amor que salva vidas!

Foto - Reprodução. Crédito - Ascom PMOP.

Deixar Um Comentário