Museu das Reduções, em Ouro Preto-MG, comemora 20 anos

Home » Museu das Reduções, em Ouro Preto-MG, comemora 20 anos
Por Tino Ansaloni Publicado em 25/03/2014, 21:20 - Atualizado em 25/03/2014, 21:24

Foto - Crianças visitam o Museu das Reduções

Credito - Carlos Alberto Vilhena

Inaugurado em 1994, Instituição comemora duas décadas com implantação da edição 2014 do seu projeto de educação patrimonial

No dia 26 de março, o Museu das Reduções celebra 20 anos de inauguração com o início do projeto de educação patrimonial Educandocomarte. Há duas décadas, a Instituição funciona de forma ininterrupta e conta, de forma diferente, a história da arquitetura nacional. Criado pelos irmãos Vilhena, que se instalaram no distrito ouro-pretano de Amarantina, o Museu também é responsável por preservar a história da arquitetura nacional. São 29 réplicas reduzidas, construídas com o mesmo material empregado nos edifícios originais e que impressionam pela riqueza de detalhes, fazendo do Museu das Reduções uma instituição única no mundo.

A visita, que começa no Sul do Brasil, também contempla as regiões sudeste, nordeste e centro-oeste. O último espaço visitado é o que concentra as reduções de Minas Gerais, que recebe espaço especial.  Os ciclos econômicos do País também são representados no Museu: do ouro (Casa dos Contos, em Ouro Preto); da cana (Engenho São João, em Itamaracá-PE), do Café (Fazenda Resgate, em Bananal-SP), da imigração (Estação de Trem, em Joinville-SC) e industrialização (Usina Marmelos, em Juiz de Fora-MG).

Outra característica do Museu das Reduções é que, além de ser uma importante atração turística de Ouro Preto e região, também explora o turismo pedagógico, já que a Instituição possui um rico conteúdo de estudo, que pode ser utilizado como instrumento de educação, que é utilizado em seu projeto de educação patrimonial, o Educandocomarte.

História

A história do Museu começou em 1978, quando os irmãos Ênio, Décio, Sylvia e Evangelina Vilhena, todos aposentados, começaram a construir miniaturas de importantes edifícios brasileiros. A primeira réplica confeccionada pela família foi a Igreja de Nossa Senhora das Dores, de Campanha/MG.

Localização: Rua São Gonçalo, 131 - Distrito de Amarantina

Contatos: (31) 3553.5182 Clique aqui e curta a página no facebook

Visitação: Diariamente (exceto as terças), das 9h às 12h e de 13h às 17h

 

Deixar Um Comentário