Minas Gerais recebe a Caravana “Mais Mulheres na Política”

A caravana percorrerá duas cidades: Belo Horizonte e Betim e terá a participação de mulheres líderes de mais de 25 cidades mineiras.

Home » Minas Gerais recebe a Caravana “Mais Mulheres na Política”
Por Keiny Andrade Publicado em 18/06/2024, 11:44 - Atualizado em 18/06/2024, 11:44
mg-recebe-caravana-mais-mulheres-na-politica
Foto — Reprodução. Crédito — Keiny Andrade. Siga no Google News

Marcando um movimento inédito em direção à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino na política, a  “Caravana Mulheres pelo Brasil – Por um país com equidade e mais mulheres na política” visitará mais duas cidades: Belo Horizonte e Betim (MG). Os encontros acontecerão na próxima quinta-feira (20), na sexta-feira (21) e no sábado (22), com a participação de mulheres inspiradoras e líderes, como a deputada federal do PCdoB-RJ, Jandira Feghali, que estará em dois debates: "Um país com equidade e mais saúde para as mulheres" e "Caravana mulheres pelo Brasil: por um país com mais mulheres na política".

Organizada pela Secretaria Nacional das Mulheres do PCdoB, durante a edição mineira da Caravana, estão programadas atividades culturais - roda de samba, sarau, campanha de arrecadação de absorventes contra a pobreza menstrual e ações em solidariedade ao Rio Grande do Sul. Também acontecerá o lançamento do livro “Mulher Preta na Política”, de Olívia Santana, deputada estadual PCdoB-BA, debates, oficinas, rodas de conversa, bem como uma homenagem às mulheres de Betim, com a entrega do Prêmio Mulheres Visíveis pelo Bem Comum, que tem como objetivo reconhecer, valorizar e celebrar a atuação dessas feministas na cidade.

Para Daniele Costa, secretária nacional das Mulheres do PCdoB, a participação política feminina é fundamental na luta pela garantia dos direitos humanos:

“A Caravana chegará em Minas Gerais com um grande desafio: incentivar a participação política das mulheres na luta contra as ofensivas da extrema direita, que ataca os direitos humanos conquistados. Podemos observar isso no caso do PL 1904, conhecido como o PL do Estuprador, que penaliza as mulheres vítimas de violência sexual ao invés de quem comete o crime”, destaca a ativista.

O evento conta com a presença confirmada de lideranças femininas, como Jô Moraes, ex-deputada Federal PCdoB MG; Zilma Silveira Nogueira Reis, coordenadora da diretoria de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro de Inovação e Inteligência Artificial para Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG; Dani Costa, cientista política mestranda no Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UFBA; Olívia Santana, deputada estadual PCdoB BA; Marlise Matos, professora da UFMG, entre outras. 

Para Jô Moraes, a Caravana representa um marco importante na mobilização e conscientização das mulheres brasileiras:

“No momento em que o país vive, mais do que nunca, é necessário que as mulheres participem dos processos tanto da organização da sociedade como dos espaços da política. A Caravana é uma oportunidade ímpar, que leva para as ruas, para as redes, para os espaços de debate, aquilo que é fundamental, o cotidiano, os problemas e as respostas das mulheres”, destaca Jô.

Com a participação de especialistas em gênero, professoras, artistas, militantes, parlamentares, trabalhadoras e estudantes, as mulheres poderão desenvolver um debate acerca da criação de uma plataforma de políticas públicas destinadas a promover cidades democráticas, inclusivas e sustentáveis, em antecipação às eleições de 2024. 

Confira a programação completa em: https://mulher.pcdob.org.br/ 

Deixar Um Comentário