Igrejas seculares de Ouro Preto-MG amanhecem pichadas por vândalos

27/01/2014 às 17:09 por Atualizado dia 30/01/2014 às 09:48


Matéria com colaboração de Dukamorim

Clique aqui e curta nossa página no facebok

Dois monumentos históricos da cidade de Ouro Preto-MG amanheceram pichados nessa segunda-feira, 27/01. Os alvos da ação dos vândalos foram as Igrejas de São José e de São Francisco de Paula, localizadas menos de 500 metros do centro da cidade.

A primeira delas foi a mais atingida onde portas, pedras em cantaria e partes do reboco frontais foram pichadas a pincel com tinta vermelha, onde foram escritas frases de afronta à religião católica, acompanhadas da estrela de cinco pontas inscrita dentro de um círculo, considerados por algumas seitas um dos maiores símbolos satânicos.

A frente da Igreja de São Francisco de Paula também foi atingida com palavras de repúdio ao cristianismo, porém as pichações nesse monumento foram em menor grau, mas, não menos criminosas e desrespeitosas ao patrimônio histórico.

Menos de 100 metros separam as duas igrejas. Fiéis que participaram da missa realizada às 10 horas do domingo, na Igreja de São Francisco de Paula afirmam que não havia pichações no local, portanto, supõe-se que o crime tenha acontecido na madrugada de segunda-feira.

Segundo Carlos Aparecido de Oliveira, diretor do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e membro da Comissão de Bens Culturais da Arquidiocese de Mariana, é com imensa tristeza que a população ouro-pretana amanhece nesse dia. “É um ato de vandalismo contra um patrimônio cultural que é de todos. O pior ainda é o vandalismo contra um patrimônio religioso. Pichar uma ponte, um muro é crime, como também pichar um monumento que traz tanta história para a humanidade.

Ainda segundo Carlos Aparecido, não existe na cidade um sistema de vigilância dos monumentos, de modo que seu exterior seja preservado das investidas de criminosos como esses. “Uma pessoa que comete um ato como esse não tem amor à religião católica e muito menos a essa maravilhosa cidade que é Ouro Preto. As câmeras existentes na cidade são voltadas para o monitoramento do trânsito e não para a segurança dos monumentos”, comenta Carlos.

No momento da entrevista concedida por Carlos, por volta de 13h 30min da tarde de hoje, 27/01, ele afirmou que um boletim de ocorrência seria registrado e um estudo seria feito, para retirar as pichações sem que as pedras de cantaria e as partes afetadas fossem ainda mais prejudicadas.

A Capela de São José dos Homens Pardos ou Bem Casados e Santa Cecília dos Músicos, nome real da Igreja, ficou por mais de 20 anos fechada devido ao seu precário estado de conservação. O templo foi reaberto no dia 2 de dezembro de 2012 com uma missa em ação de graças e a paróquia prepara programação constante para o templo que, hoje, só é usado em ocasiões especiais.

A Igreja de São Francisco de Paula está em funcionamento, apesar de vir ao longo dos anos, tendo suas paredes arranhadas por pessoas que querem deixar, de forma totalmente agressiva e criminosa, marcada sua passagem pela cidade, arranhando as paredes para escrever nomes e datas.

A pessoa que picha ou grafita qualquer edificação urbana, comete crime ambiental, com pena de detenção que pode variar de três meses a um ano, além de multa, mas, se o ato for praticado em monumento ou coisa tombada, devido a seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena de detenção é mais pesada e pode variar de seis meses a um ano, além do pagamento de multa.

A polícia iniciará as investigações para apurar quem são os culpados.

Clique aqui e curta nossa página no facebok

Comente com o facebook

6 comentários

  1. Tino, estamos tentando que arrumem as lâmpadas do adro da Igreja de São Francisco de Paula já faz um tempo, enviamos ofício para a secretaria de obras, que dá essa manutenção, mas alegam que não tem material.Enquanto não acontecer algo pior alí, ninguém irá fazer nada. Lamentável!

  2. Não é legal a depredação do patrimônio, mas isso tinta resolve, precisamos é usar nossas energias para limpar a corja que governa o nosso país e acabar com a farra que acontece nos três poderes. Ficamos revoltados com coisas muito pequenas quando comparadas com a farra que acontece no Brasil. Estão discutindo o relé e a falta de iluminação e câmeras, que a igreja tem ou não tem dinheiro, e que deve ou não se bancar sozinha. Devíamos estar preocupados com o que acontece de verdade no Brasil. A dívida do país aumentando, os impostos cobrados para que os governantes façam festas e mais festas com o dinheiro público, pagamos impostos para fazer bonito pros outros países com essa palhaçada de copa do mundo no Brasil enquanto ainda temos pessoas morrendo de fome, morrendo em filas de hospitais, levando três horas ou mais pra fazer uma coleta de sangue em um laboratório do SUS. Por exemplo pagar IPVA no Brasil e ter que pagar pedágio é a mesma coisa de você ser casado, ser um ótimo marido dentro dos padrões sociais tratar sua esposa com respeito, sendo fiel a ela e chegar em casa e quando for rolar amor gostoso sua esposa te cobrar R$ 120,00 pela trepadinha. Será que o pichador está errado quando ele escreve cristãos ignorantes? Se o Brasil é o país com a maior concentração de católicos ele tem toda razão. O brasileiro é ignorante, e é tratado como otário pelos governantes. A pichação não foi legal mas que sirva de pretexto para pensarmos a atual e verdadeira situação deste país e começarmos a direcionar a nossa indignação para o lugar certo.

  3. Isso é uma vergonha pessoas que fazem isso não tem Deus no coração,ao invés de ficar pichando igrejas deveriam ir pra escola aprender escrever primeiro.

  4. Desejo veementemente, que o falo de satan deflore os canais retais dos famigerados vândalos, que no auge de sua revolta sem causa, com a tinta vermelha comprada com a mesadinha provida pela mamãe ou vovó, praticaram tal depredação ao patrimônio histórico. Lamento pelos pais dos jovenzinhos adoradores do cão, que com muito amor e carinho dedicaram parte de suas vidas para lhes dar educação e ensinar-lhes valores morais e éticos,agora ter que ver tal dedicação resumida em um protestinho ridiculo, sem fundamento algum, que só exibe erros de português grotescos. Oh Satan rei, deflorai-vos, amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>