Estudos apontaram que ponte sobre o Rio Gualaxo só pode ser liberada após realização de obras.

Home » Estudos apontaram que ponte sobre o Rio Gualaxo só pode ser liberada após realização de obras.
Por Tino Ansaloni Publicado em 22/05/2014, 23:54 - Atualizado em 23/05/2014, 00:19

Foto - Reprodução de vídeo do dia seguinte ao acidente

Crédito-Tino Ansaloni

Texto - Assessoria de Comunicação do DER-MG

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais – DER/MG – após realizar estudos técnicos na ponte sobre o rio Gualaxo, no quilômetro 46 da MG-262, entre Mariana e Ponte Nova, por questão de segurança, vai manter a interdição no local tanto para veículos pesados, quanto para leves até que sejam concluídos os serviços necessários para a livre circulação de todo tipo de automóvel.

Uma variante já está sendo construída próxima ao local da ponte para que veículos leves e caminhões possam passar sem precisar utilizar os desvios. No entanto, não será permitirá a circulação de carretas e treminhões por este ponto.

A previsão é que até o próximo final de semana as obras da variante estejam concluídas.

Opções de Desvio para Veículos Pesados e Caminhões:

Belo Horizonte - Ponte Nova: Opção – 1 BR-381 no sentido João Monlevade, depois seguir pela BR-262 até próximo a Rio Casca, onde deverá entrar na MG-329 até Ponte Nova. Extensão: 220 km. Opção – 2 BR-356 no sentido Ouro Preto, depois na MG-262 sentido Mariana, depois seguir em direção a Catas Altas e Santa Bárbara pela MG-129 até o entroncamento com a BR-381 em João Monlevade, em seguida entrar na BR-262 até próximo a Rio Casca, onde deverá continuar a viagem pela MG-329 até Ponte Nova. Extensão: 360 Km. Opções de Desvios para Veículos Leves - Passeio Belo Horizonte - Ponte Nova: Opção – 1 No km 68 da MG 262, em Mariana, entrar à direita no sentido ao distrito de Padre Viegas, depois por 11 km até distrito de Barro Branco, a partir deste ponto seguir por 16 km não pavimentados até Diogo de Vasconcelos, onde deverá seguir viagem por 18 km pavimentados até o entroncamento com a MG-262, seguindo então à direita por mais 38 km até Ponte Nova. Extensão: 203 Km. Opção – 2 No km 48 da MG 262 acessar a via para o distrito de Furquim, onde deverá seguir por 11 km em trecho não pavimentado até Acaiaca, onde deverá seguir o caminho por 6 km pavimentados até o trevo com a MG 262. Seguir à esquerda sentido Ponte Nova por 38 Km. Extensão: 202 Km.

 

Recuperação da ponte

Desde o último dia 10, técnicos do DER/MG vêm realizando uma série de estudos de engenharia entre eles teste de carga, análise de ferragens expostas e danificações no concreto, além de consulta ao projeto construtivo para determinar as intervenções necessárias.

O órgão já definiu o projeto de recuperação da ponte e está terminando de realizar os levantamentos quantitativos para a obra ser executada por dispensa de licitação devido a urgência e o impacto que a interdição está causando aos cerca de 3.000 usuários que circulam pelo local diariamente.

 

O acidente

A ponte da MG-262 sobre o rio Gualaxo foi interditada após acidente ocorrido com um veículo pesado que transportava combustível, na sexta-feira (09/05), por volta das 15 horas. Durante o acidente, e a consequente explosão do tanque de combustível, ocorreu um deslocamento de 3,5 centímetros na estrutura da ponte além de uma trinca no pilar central.

Texto - Assessoria de Comunicação do DER-MG

 

Veja como tudo aconteceu nos links abaixo:

Grave acidente com explosões na MG 262 entre Mariana e Ponte Nova-MG, na tarde de 09/05 MG 262 continuará interditada devido ao acidente com explosão que vitimou motorista e abalou ponte. MG 262 continuará bloqueada devido ao abalo na ponte sobre o Rio Gualaxo com acidente da última sexta-feira. Ponte sobre o rio Gualaxo, na MG 262, continuará interditada após acidente. Veja opções de desvio.

Deixar Um Comentário