22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Entidades de Ouro Preto-MG discutem perturbação do sossego na Rua Direita

Home » Entidades de Ouro Preto-MG discutem perturbação do sossego na Rua Direita
Por Tino Ansaloni Publicado em 29/01/2014, 14:55 - Atualizado em 29/01/2014, 15:06

Foto-Rua Conde de Bobadela (Rua  Direita) é tradicional ponto de encontro na noite ouro-pretana

Crédito-Tino Ansaloni

Clique aqui e curta nossa página no facebook

Durante à tarde da última segunda-feira, 27 de janeiro, representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, Polícia Militar e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Circuito do Ouro (ABIH) se reuniram para analisar a atual situação da Rua Direita, principal área de comércio e moradia da cidade histórica.

O que antes, era apenas um ponto de encontro para conversas agradáveis, vem se transformando em problemas intermináveis, com o uso intensivo de drogas, e também de vários produtos ilícitos, por parte de algumas pessoas. A cada final de semana, aumenta também o número de frequentadores, que aproveitam o espaço para promover festas, com som em alto volume.

A situação, que vem incomodando os próprios moradores do local, marco da história ouro-pretana, não parece ter fim, nem ao menos um limite, provocando assim a falta de segurança. O Código de Posturas da cidade existe, porém os termos e acordos estabelecidos não parecem ser aplicados.

Como não existe um controle no horário de funcionamento dos bares e estabelecimentos comerciais, a desordem acaba se transformando em rotina. A reunião entre as três entidades, teve por objetivo propor alternativas para melhorar essa situação.

Segundo o Tenente Coronel Adriano César Ribeiro Araújo, que comanda o 52ª da Polícia Militar de Ouro Preto, nas últimas semanas houve um aumento no número de ocorrências sobre os inúmeros problemas na rua. Recentemente foram marcados encontros com a Prefeitura, tendo o intuito de sugerir mudanças no Código de Posturas, visando para isso, que alguns comércios adotem medidas em prol da segurança pública, prevenção ao consumo de bebidas alcoólicas por menores e a perturbação ao sossego.

Para o coordenador do núcleo de parceiros da ADOP Gabriel Tropia, “o turista ao ver a situação como está, vai procurar outro destino, com isso, vamos perder o nosso desenvolvimento”. Como encaminhamento da reunião, ficou definido que a ADOP irá mobilizar as entidades da cidade para propor uma reformulação do Código de Posturas, tendo por objetivo promover o aumento da fiscalização por parte dos órgãos municipais,  e melhorando  assim o bem público, que deve ser usufruído, e respeitado por todos.

Clique aqui e curta nossa página no facebook

Fonte: ADOP

Deixar Um Comentário