Defesa civil de Ouro Preto realiza Seminário Integrado de Gestão de Riscos Geo-Hidrológicos

Em sua 5ª edição, evento reuniu Defesas Civis de várias partes do país.

Home » Defesa civil de Ouro Preto realiza Seminário Integrado de Gestão de Riscos Geo-Hidrológicos
Por Vanência Magela / Revisão: Greiza Tavares Publicado em 14/06/2024, 15:12 - Atualizado em 14/06/2024, 15:12
Foto — Reprodução. Crédito — Neno Vianna. Siga no Google News

Estudo de casos, troca de experiência e capacitação marcaram o 5º Seminário Integrado de Gestão de Riscos Geo-Hidrológicos da Defesa Civil de Ouro Preto, realizado de 10 a 12 deste mês de junho, data em que também está sendo comemorado o 20º aniversário da Defesa Civil Municipal.

O evento reuniu Defesas Civis de várias partes do país e registrou cerca de 100 participantes diários em todos os dias de palestras. Os temas abordaram assuntos referentes a riscos e desastres geológicos e geotécnicos, além dos desafios enfrentados pelos agentes em seus atendimentos cotidianos. Alguns dos temas abordados foram: Mapeamento do risco de Ouro Preto, Climatologia aplicada, Descaracterização de barragens (alguns desafios geotécnicos na condução dos projetos de descaracterização por remoção dos rejeitos) e Apoio psicossocial em situação de desastre.

Várias autoridades estiveram presentes. O prefeito Angelo Oswaldo destacou a importância dos trabalhos da Defesa Civil Municipal e enfatizou a referência adquirida em todo país com os trabalhos executados em meios aos vários desafios existentes em Ouro Preto, e considerou: “a nossa Defesa Civil está sempre presente não só nos momentos de desastres, mas especialmente na prevenção dos riscos. Essa troca de experiências vem enriquecer a nossa Defesa Civil e todas aquelas que participam desse grande seminário”, declarou o prefeito.

“Este seminário é muito importante para a busca de conhecimento e também para essa troca de experiência com as demais Compdecs”, disse Moisés dos Santos, secretário de Segurança e Trânsito. Ele destacou ainda que a função da Defesa Civil é traçar objetivos para evitar os sinistros e aumentar a proteção das pessoas.

O diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social  (Adesiap- Minas), responsável pela gestão do evento, Denis Donato, agradeceu a todos os envolvidos e falou da importância de promover o seminário, trabalhando no intercâmbio técnico diante dos desafios. “Estamos muito felizes com mais esta realização, fortalecendo a intersetorialidade, com a participação do Poder Público e a contribuição das empresas”, comentou o diretor.

A conferência teve como participantes os agentes da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Defesa Civil, Guarda Municipal, Ourotran e Fiscalização), além da Polícia Militar, Bombeiros Militar, representantes do CREA-MG, as Defesas Civis de Ouro Branco, Mariana, Itabirito, Congonhas, Lafaiete, Nova Lima, Itabira, Itambacuri, Ibirité, Entre Rios de Minas, Guaraciaba, Rio Casca, Santa Bárbara, São Gonçalo do Rio Abaixo, Viçosa e Maceió(AL) e demais colaboradores.

O evento é uma realização da Prefeitura e contou com o apoio dos parceiros: Grupo Avante, Ferro Puro Mineração, Gerdau, CSN Mineração, Vale, Samarco, InGroup, Espaço Vivo - Comunicação Empresarial, Integrato, SobMedida - Comunicação e Sustentabilidade.

Foto — Reprodução. Crédito — Neno Vianna.

Deixar Um Comentário