Coral e Orquestra São Pio X inaugura escola de música gratuita em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto-MG

No ano em que completa 60 anos de fundação, o famoso Coral e Orquestra de Ouro Preto irá abrir uma escola de música gratuita para a comunidade.

Home » Coral e Orquestra São Pio X inaugura escola de música gratuita em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto-MG
Por Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Ouro Preto Publicado em 14/10/2019, 17:28 - Atualizado em 15/10/2019, 14:40
Foto-Divulgação-Crédito-Ane Souz/PMOP. Siga no Google News

Em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, o Coral e Orquestra São Pio X irá inaugurar uma escola de música aberta para a comunidade ouro-pretana. O intuito é levar a arte da música para todos, principalmente para a população carente do município.

A escola de música será mais um importante legado que será deixado pelo Coral em Ouro Preto, e funcionará no prédio da Casa do Folclore, sediado na Praça Antônio Dias, n°29, bairro Antônio Dias. As inscrições podem ser feitas no prédio de 11 a 18 de outubro, de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 14h às 17h. As aulas começarão no dia 21 de outubro e os horários serão divulgados posteriormente.

A escola é aberta a todas as idades. No ato da inscrição, a pessoa deverá escolher o instrumento que tem interesse em aprender; dentre as opções estão violão clássico, instrumentos de sopro, teclado, piano, dentre outros. As turmas serão divididas de acordo com a demanda. Informações mais detalhadas sobre o funcionamento serão divulgadas após o término das inscrições.

O secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni Moreira, destacou a importância do projeto para o Município. “A escola de música vem mostrar a vocação de Ouro Preto para as artes, sendo um importante polo difusor da cultura e da cidadania para a nossa cidade.”

Sobre o Coral

O coral teve início no século passado, quando o Pároco de Nossa Senhora da Conceição, o Rvm. Sr. Cônego José Francisco Versiani Veloso, buscando resgatar o histórico musical que vinha se perdendo no município, pediu ao Sr. Arcebispo de Mariana, Dom Helvécio Gomes de Oliveira, a transferência do Neo-Sacerdote ouro-pretano Padre Francisco Barroso Filho, que era músico, da cidade de Acesita para Ouro Preto, a fim de organizar um coral e uma orquestra. O objetivo era dar uma nova vida às festas religiosas da Paróquia.

O Padre Francisco Barroso Filho, hoje Bispo Emérito de Oliveira – MG, chegou a Ouro Preto no dia 30 de outubro de 1958 e começou a selecionar os músicos e cantores que haviam exercido a arte musical no município em um passado não muito distante. Após recrutar os músicos e organizar o arquivo musical de Ouro Preto, o padre fundou o Coral e Orquestra São Pio X em setembro de 1959.

O novo projeto foi um sucesso, e logo o Coral e Orquestra ultrapassou os limites da paróquia, sendo convidado para se apresentar por toda Ouro Preto e região.

O nome é uma homenagem ao Papa Pio X, o Reformador, o Restaurador da Música Sacra. Hoje, a instituição, sem fins lucrativos, conta com cerca de 20 cantores no coral e 10 músicos na orquestra, que seguem espalhando cultura, arte, e muito amor pela Região dos Inconfidentes.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Ouro Preto-MG

Deixar Um Comentário