40ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Cantor e compositor Chrystian, ex-dupla de Ralf, morre aos 67 anos

Artista morreu na noite da quarta-feira (19) após ser internado em hospital de São Paulo.

Home » Cantor e compositor Chrystian, ex-dupla de Ralf, morre aos 67 anos
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 20/06/2024, 11:15 - Atualizado em 20/06/2024, 11:15
cantor-e-compositor-chrystian-ex-dupla-de-ralf-morre-aos-67-anos
Foto — Chrystian seguia carreira solo desde 2021. Crédito — Reprodução / Facebook. Siga no Google News

O cantor Chrystian, conhecido pela dupla sertaneja Chrystian e Ralf, morreu na noite desta quarta-feira (19). Ele tinha 67 anos e estava internado em um hospital de São Paulo. A morte do cantor e compositor foi confirmada pela família, por meio de nota à imprensa. O velório será a partir das 11h em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

Já a assessoria do cantor informou que Chrystian precisou ser hospitalizado após ser diagnosticado "com uma condição médica que exige repouso imediato e tratamento especializado", no entanto, causa da morte não foi divulgada.

Em fevereiro deste ano, Chrystian foi internado Hospital do Rim, em São Paulo, após ser diagnosticado com rim policístico. De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, a síndrome renal policística é um distúrbio hereditário que causa cistos — formações anormais, em formato de bolhas, que pode conter líquido — nos rins. Quando os cistos se multiplicam e se tornam mais numerosos, o órgão pode ser danificado e ter a função comprometida. Os cistos da doença não são cancerígenos.

O cantor chegou a se preparar para um transplante de rim. A doação seria feita pela esposa, Key Vieira. Entretanto, a cirurgia foi adiada para o final de 2024. Durante os exames pré-operatórios, o cantor precisou passar por um cateterismo.

Chrystian era casado com a influenciadora digital Kia Vieira. Crédito -  Instagram/Kia Vieira

Nota do Ecad

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) também publicou uma nota lamentando profundamente a morte do cantor e compositor Chrystian, na noite de quarta-feira, dia 19, aos 67 anos. "O artista foi um dos importantes representantes do sertanejo no país e, ao lado do irmão Ralf, formou uma dupla de sucesso e que marcou gerações. Neste momento de muita tristeza, o Ecad se solidariza com seus familiares, amigos e fãs".

Segundo o Ecad, “Nova York”, música de Chrystian em parceria com Ralf, foi a sua canção mais tocada nos últimos 10 anos no Brasil, nos principais segmentos de execução pública. Da lista de suas composições na gestão coletiva, ela também foi a mais regravada até o momento.

Ainda de acordo com o Ecad, "entre os intérpretes que mais gravaram canções de autoria de Chrystian até agora, o top três ficou com Zé Davela na liderança, Zezé di Camargo e Luciano na segunda posição e, em terceiro lugar, ficaram Jorge e Mateus".

Em seu legado musical, Chrystian deixa 50 obras musicais e 461 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. A Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) determina que os seus herdeiros continuarão a receber os rendimentos em direitos autorais por suas músicas por 70 anos após sua morte (ou de autores parceiros, no caso de músicas feitas em parcerias).

Ranking das músicas de autoria de Chrystian mais tocadas nos últimos 10 anos no Brasil nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Shows, Sonorização Ambiental, Música ao Vivo, Casas de Festas e Diversão, Carnaval e Festa Junina).
 

PosiçãoMúsicaAutores
1Nova YorkChrystian / Ralf
2SaudadeChrystian
3Tarde demaisChrystian
4Chora peitoRalf / Chrystian
5AusênciaRalf / Chrystian
6Desejo de amarChrystian / Reinaldo
7Noite de torturaChrystian / Ralf
8Quero coloChrystian
98 segundosChrystian / Cecilio Nena / Reinaldo
10Dez minutosChrystian / Ralf
Juntos, Chrystian e Ralf lançaram 20 álbuns, além de 32 coletâneas e 2 DVDs acústicos. Crédito - Instagram/Ralf.

Deixar Um Comentário