Bernardo Fabris Quinteto: “Pelos Caminhos de Minas” em Ouro Preto, dia 21/03

Home » Bernardo Fabris Quinteto: “Pelos Caminhos de Minas” em Ouro Preto, dia 21/03
Por Tino Ansaloni Publicado em 20/03/2014, 11:28 - Atualizado em 20/03/2014, 11:28

Foto-Bernardo Fabris

Crédito:Ignacio Costa

Músico percorre cidades mineiras para apresentar novo trabalho

 

O saxofonista, arranjador e compositor Bernardo Fabris levará para cidades mineiras o show Bernardo Fabris Quinteto: Pelos Caminhos de Minas. O circuito de apresentações terá início no dia 21 de março, às 20 horas, na cidade de Ouro Preto. Após a estreia, o grupo, formado por Gustavo Figueiredo (piano), Hudson Vaz (bateria), Thiago Nunnes (guitarra) e Yan Vasconcelos (baixo acústico) percorrerá mais quatro munícipios.

 

Com o objetivo de divulgar e apresentar o trabalho desenvolvido pelo quinteto, o grupo mostrará ao público composições autorais de Bernardo Fabris e arranjos para temas de autores consagrados, presentes em seu trabalho de estreia, “Quinteto”. Um dos arranjos, criado para a música Insensatez, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, foi premiado, em 2011, pelo Prêmio BDMG Instrumental. No disco, destaque para a música popular brasileira, sob o viés da contemporaneidade, com abordagem de diversos gêneros, como o samba, bossa nova, baião e valsa, além das linguagens do jazz, música de câmara e roque.

 

Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocinado pela FIAT Automóveis, o projeto também contará com workshops gratuitos nas cidades em que será apresentado. No total, cinco municípios receberão o quinteto:

 

21/03 – Ouro Preto (Teatro Ouro Preto – Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal da cidade – UFOP) – 20 horas

26/03 – Ipatinga (Teatro do Centro Cultural Usiminas) – 20 horas

04/04 – Juiz de Fora (Teatro da Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora) – 20 horas

06/04 – Belo Horizonte (Museu de Arte da Pampulha – Projeto Domingo no Museu) – 11 horas

10/04 – São João del Rei (Teatro Municipal de São João del Rei) – 20 horas

 

O grupo está na estrada desde 2011 e já se apresentou, em duas edições consecutivas, no Prêmio BDMG Instrumental, sendo finalista em uma delas. O quinteto também participou do Festival da Música de Belo Horizonte, no qual realizou a abertura dos shows de Kiko Continentino Trio e Jacques Morelembaum; no projeto Quarta Jazz do SESC Palladium, e no Savassi Jazz & Lounge.

 

Conheça os integrantes:

 

- Bernardo Fabris

Saxofonista, compositor, arranjador, clarinetista, pesquisador e professor de música, Bernardo Fabris nasceu no Rio de Janeiro. Doutor em música pela UNIRIO, mestre e bacharel em música pela UFMG, o instrumentista foi aluno de Dilson Florencio, Mauro Rodrigues, Fábio Adour, Jovino Santos Neto, Vinícius Dorin, Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Itiberê Zwarg, Márcio Montarroyos, entre outros. Já se apresentou nos principais festivais de música instrumental de Minas e do país, como Tudo É Jazz, Festa da Música, I Love Jazz, Savassi Jazz & Lounge, Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras, Natura Musical e Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Bernardo é colaborador da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Big Band do Palácio das Artes e dos grupos Quinteto Dialeto e Happy Feet Jazz Band. Em seu currículo, apresentações com os renomados Maria Schneider, Naná Vasconcelos, Darcy James Argue, Reff Rupert, Mike Hashim, Juarez Moreira, André Mehmari, Victor Santos, Hélvius Vilela, Claudete Soares, Enéias Xavier, Nick Payton, Cléber Alves, Chico Amaral, dentre outros. Em 2004, lançou uma coletânea com os músicos Antônio Loureiro, Maurício Ribeiro e Thiago Nunnes, intitulada Coletânea ABMT.

O saxofonista foi premiado pelo Prêmio BDMG Instrumental, em 2011, como melhor arranjador da edição. Neste mesmo ano, apresentou seu primeiro disco autoral, Quinteto. Atualmente, o músico é professor adjunto do departamento de música da UFOP, além de desenvolver projetos de pesquisa e extensão nas áreas de saxofone, clarinete, harmonia e improvisação, banda de música, prática de conjunto e arranjo.

 

- Gustavo Figueiredo

O pianista, tecladista, compositor e arranjador já trabalhou com artistas como Vander Lee, Beto Guedes, Toninho Horta, Gilvan de Oliveira, Marku Ribas, Pedro Morais, Chico Amaral, Márcio Bahia, Neném, Flávio Henrique, Paula Fernandes, Beto Lopes, Cid Ornelas e Célio Balona. Em 2007, foi um dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental. Gustavo Figueiredo participou do lançamento do CD “Experimenta”, do Duofel, no SESC Pompéia, em São Paulo. O músico já se apresentou no Instrumental Sesc Brasil, no Conexão Vivo e no Joinville Jazz Festival. Atualmente, trabalha como arranjador e diretor musical, além de integrar o grupo do baterista Márcio Bahia e de participar do projeto instrumental desenvolvido em parceria com o músico Arthur Rezende, intitulado Drum’n’Key.

 

- Hudson Vaz

Hudson Vaz nasceu em Belo Horizonte e começou a tocar bateria aos três anos de idade, sob orientação do pai, o baterista Dom Vaz. O músico já acompanhou artistas consagrados como Carlos Bolão, Hermeto Pascoal, Luiz Melodia, Pedro Luis, Cid Ornelas, Chico Amaral, Toninho Horta, Celso Moreira, Célio Balona, Juarez Moreira, Nelson Faria, Idriss Bodrioua, Cláudio Dauelsberg, Adam Jones, Beto Lopes, Kristoff Silva, Makely Ka, Flávio Henrique, Vitor Santana, Yazek Manzano, Eugenia Melo e Castro e Susana Travassos. O contrabaixista é cofundador dos grupos Groove das Ruas, ao lado de seu irmão Alisson Vaz, Feijão de Corda e BR3. Em 2007, Hudson recebeu o prêmio de melhor empenho e desempenho na 7ª edição do Prêmio BDMG Instrumental.

 

- Thiago Nunnes

Formado em violão erudito com o professor Fernando Araújo, na UFMG, Thiago Nunnes já teve aulas com as referências do jazz, Jack Wilkins e Lage Lund. Em 2010, o músico foi convidado pelo baterista Márcio Bahia para compor o seu quarteto, ao lado de Gustavo Figueiredo e Frederico Heliodoro. No ano de 2012, Thiago foi um dos vencedores do Prêmio BDMG Instrumental. O instrumentista, compositor e arranjador já se apresentou no país e no exterior, acompanhando, também, músicos consagrados, como Mike Stern, Dimous Goudaroullis, Edu Ribeiro, Benjamin Taubkin, Toninho Horta, Tiago Costa, Mauro Rodrigues, Juarez Moreira, Weber Lopes, Fábio Torres, Armando Marçal, Guello, Wilson Lopes, Beto Lopes e André Mehmari.

 

- Yan Vasconcelos

O músico nasceu no Rio de Janeiro e é graduado em música, com habilitação em contrabaixo pela UEMG. O contrabaixista foi aluno de Paulinho Carvalho e Hector Espino, e já participou de diversos festivais e projetos, dentre eles, o Savassi Festival Jazz & Lounge e o I Love Jazz. Neste último, se apresentou em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Yan Vasconcelos tocou ao lado de músicos como Gilson Brito, Wagner Souza, Bo Hilbert, Sérgio Danielo e Mike Hashim. Atualmente, integra o grupo Happy Feet Jazz Band.

 

 

SERVIÇO

Bernardo Fabris Quinteto: Pelos Caminhos de Minas

Teatro Ouro Preto – Centro de Convenções da UFOP

Sexta-feira, 21 de março de 2014, às 20h

Rua Diogo Vasconcelos, 308, Pilar - Ouro Preto, MG

Entrada Franca – Os ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo. Sujeito à lotação.

(31) 3559-3400

http://www.parquemetalurgico.com.br/

 

Texto: Divulgação BDMG Cultural

Deixar Um Comentário