Inconfidência promove X Festival de Bandas nos próximos domingos

Home » Inconfidência promove X Festival de Bandas nos próximos domingos
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 15/11/2011, 21:41 - Atualizado em 15/11/2011, 21:41
Em 2011, o Festival Ouropretano de Bandas, promovido pelo Museu da Inconfidência, completa dez anos de atuação ininterrupta, tendo recebido mais de 30 bandas vindas de várias cidades de Minas Gerais ao longo de suas edições. Ao contrário dos anos anteriores, em que os conjuntos musicais se apresentavam na Praça Tiradentes, as bandas se apresentarão excepcionalmente no tradicional Cine Vila Rica, em função da transferência de data para os últimos domingos de novembro – dias 20 e 27 – e primeiro domingo de dezembro, dia 04 – época chuvosa na região. O evento tem entrada gratuita e ocorre pelas manhãs, a partir das 9h. Prioriza gêneros como a marcha e o dobrado, procurando explorar ao máximo o repertório produzido pelos participantes. O FESTIVAL: O Festival Ouropretano de Bandas tem como música-tema a valsa Saudade de Ouro Preto, tocada sempre ao final de cada edição. Nos últimos anos, foram homenageadas bandas aniversariantes e músicos antigos, que tanto contribuíram para suas corporações e na formação de jovens instrumentistas. Foram lembrados, também, o compositor John Phillip Souza (1853-1932), conhecido como o rei das marchas, e gêneros musicais presentes nos repertório das bandas mineiras, como as marchas festivas, marchas fúnebres, marchas carnavalescas e danças de salão. O Museu da Inconfidência abriga um dos mais significativos acervos de documentos musicais, trabalhando na recolha, conservação, pesquisa, catalogação e divulgação de resultados, através de publicações de catálogos temáticos e obras transcritas. Desde o ano 2000 desenvolve intensa atividade junto às bandas de música de Ouro Preto, cuidando dos acervos em conjunto com os membros das bandas, procurando valorizar os compositores e arranjadores nascidos em suas próprias fileiras. Em 2002, O Festival Ouropretano de Bandas foi organizado pela primeira vez com o objetivo de aproveitar essas pesquisas, a fim de incentivar as bandas ouropretanas a buscarem, em seus acervos, músicas dos antigos componentes. Desde então, o evento acontece anualmente. Hoje, o município possui dez bandas de música em atividade. A sobrevivência dessas instituições deve-se, em grande parte, às suas raízes familiares, mantendo as tradições locais. PROGRAMAÇÃO Local: Cine Vila Rica (Praça Reinaldo Alves de Brito, nº 47, Centro Histórico). Horário: 9h Quando: DOMINGOS - 20 e 27 de novembro e 4 de dezembro de 2011 20 DE NOVEMBRO Sociedade Musical São Sebastião de Passagem (Passagem de Mariana) Sociedade Musical Santaritense (Santa Rita, Ouro Preto) 27 DE NOVEMBRO Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição (Catas Altas) Corporação Musical Sagrados Corações de Jesus e Maria (Miguel Burnier, Ouro Preto) 04 DE DEZEMBRO Sociedade Musical 13 de Junho (Santo Antônio do Salto, Ouro Preto) Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Ouro Preto) Sociedade Musical União Social (Ouro Preto) Corporação Musical Santa Cecília (Piranga) Sociedade Musical Santa Cecília (Rodrigo Silva, Ouro Preto)

2 Comments

  1. Lourival Almeida 16/11/2011 em 18:52- Responder

    Boa noite, meu caro.
    Esse evento, conta com o apoio da UFOP, por meio da PROEx-Pró-reitoria de Extensão e a Múltipla se faz presente na execução técnica desse apoio.
    Forte abraço.

  2. tino 16/11/2011 em 18:59- Responder

    Boa noite meu nobre Lourival. Prazer saber que vamos ouvir um som de qualidade técnica garatida pela Múltipla. Parabéns. Forte abraço e sucesso!

Deixar Um Comentário