Homenagem a Tiradentes chama atenção da população na Praça Central de Ouro Preto

Um cidadão ouro-pretano, morador de Brasília há 26 anos resolveu, no domingo(25/04), fazer sua homenagem ao Mártir da Inconfidência na Praça Tiradentes. Seu nome é Carlos Roberto Vieira da Silva. Ele se diz um cidadão comum homenageando o Mártir e revela os motivos da sua atitude [...]

Home » Homenagem a Tiradentes chama atenção da população na Praça Central de Ouro Preto
Por JornalVozAtiva.com Publicado em 29/04/2010, 23:24 - Atualizado em 29/04/2010, 23:24
Um cidadão ouro-pretano, morador de Brasília há 26 anos resolveu, no domingo(25/04), fazer sua homenagem ao Mártir da Inconfidência na Praça Tiradentes. Seu nome é Carlos Roberto Vieira da Silva. Ele se diz um cidadão comum homenageando o Mártir e revela os motivos da sua atitude. “Como um cidadão da terra ouro-pretana sei que antigamente não era a qualquer momento que se colocava uma coroa de flores no monumento. Deveria haver um motivo histórico ou uma data muito especial para isso. Já que hoje vemos um ex isso ou uma ex aquilo vindo aqui para homenagear o Mártir, me sinto no direito, mais do que as pessoas que vêm usar o monumento e a memória de Tiradentes para promoção pessoal, no direito de fazer essa homenagem.” Carlos cita ainda o bloqueio da Praça ao público nas comemorações do dia 21 de Abril como uma afronta à memória do mártir. “Estão banalizando a história e essa banalização nos causa indignação. Quando era criança e vinha assistir a cerimônia com meu pai, o Professor Jair Carvalho da Silva, eu queria ser um Dragão da Inconfidência porque tinha orgulho de ver aquela cena, de levar a coroa de flores ao monumento. Hoje, além do número excessivo de medalhas entregues até mesmo para pessoas que não merecem tanto, ainda fecham a praça, que é do povo, e causam transtorno aos trabalhadores, por exemplo, os que têm de chegar aos seus locais de trabalho.” Em relação às próximas eleições, Carlos espera que “as pessoas que têm título de eleitor parem de enviar elementos a Brasília e passem a enviar cidadãos. A cidade e seu povo, entre eles meus filhos, não merecem terem suas cabeças “expostas em ignomínia”, como a cabeça de Tiradentes foi exposta nesta Praça.” Demonstrando grande respeito ao mártir da Inconfidência, Carlos depositou a coroa de flores acompanhado de familiares e causou curiosidade nas pessoas que transitavam pelo local. Na coroa a inscrição “homenagem da família Vieira da Silva”.

9 Comments

  1. Tinha que ser meu grande amigo Carlinhos casado com a minha melhor amiga que a tenho como uma irmã, a Mônica. Filho do Dr Jair, colega de meu falecido pai Heitor Façanha da Costa que foi outro ouro-pretano e colega de turma e formatura do Dr. Jair no ano de 1947. Garanto a todos vocês que gostaria muito de poder estar lá junto com meu saudoso pai para poder presenciar este momento. Um grande abraço aos meus amigos e parabéns pela homenagem. Eu também faria o mesmo, afinal Tiradentes merece esta homenagem.

  2. Mauricio Abdo Freitas 02/05/2010 em 12:19- Responder

    Parabéns, meu grande amigo Carlinhos ,por mais este gesto nobre de cidadania.Comungo com seus pensamentos a respeito de nossa querida Ouro Preto e nosso Brasil.Tenho certeza que em futuro próximo, nós e nossos filhos poderemos erguer as cabeças e entrar com conciência e altivez na cabine de votação para enviarmos a Brasília “cidadãos e não elementos”dignos de nos representar com respeito ao povo e ao país.

  3. Mônica Beraldo 03/05/2010 em 16:32- Responder

    Sou paulista de Pindamonhangaba/SP, moro em Brasília desde 1966 e tenho orgulho de pertencer a uma geração, como a do mineiro Carlos Roberto, que sai em defesa de nossos heróis e da nossa cidadania. Eu e Brasília completamos 50 anos de existência! Que as próximas eleições tragam para Brasília pessoas com este espírito cívico, para que possamos enterrar, de vez, os escândalos do dinheiro roubado, escondidos em bolsas, meias e cuecas. Brasília é e continua sendo a capital da esperança!

  4. Zezé Tropia 04/05/2010 em 00:37- Responder

    Nooossaaa que reportagem fantástica…parabéns Carlinhos….bjim

  5. Maria da Conceição Maluf Pinto Barros 06/05/2010 em 08:53- Responder

    Carlinhos.Bravo!!!!Vc soube muito bem , com este gesto maravilhoso, representar toda a bravura do povo ouropretano no direito de protestar no que essa “farra das medalhas” nos envergonha.Belíssima homenagem.Fiquei com inveja de não ter tido tal ideia.Um abraço.

  6. Geraldo Godoy 06/05/2010 em 11:46- Responder

    Parabéns, Carlinhos pela justa homenagem.

    Kilynho

  7. Solange Maia de Aragão 11/05/2010 em 17:23- Responder

    Parabéns pela demonstração pública de civilidade, tão esquecida hoje em dia, sempre tive muito orgulho em ser amiga de vc e de Mônica Beraldo, que Deus ilumine o caminho de vocês sempre. Solange Aragão/ Rio de Janeiro

  8. João Artur M. Coimbra 16/06/2010 em 10:16- Responder

    Parabéns Carlos pelo seu gesto, uma sincera homenagem de um bom mineiro, que tal como eu sabe muito bem o valor da boa política e tal como eu mora e trabalha em Brasília e vê, de tempos em tempos, as pessoas mandarem para cá os políticos que elas querem ver longe de seus estados. Como não conseguem colocá-los na cadeia mandam pra Brasília. Temos que reverter essa situação e valorizar mais nossos representantes, nossos herois e nossa história. Só assim teremos um Brasil melhor, mais justo e mais respeitado.

  9. João de Minas 23/06/2010 em 19:59- Responder

    Seria o Jairzinho este Carlinhos?
    Estudamos juntos, o bigode não mudou nada
    nem o sorriso, saudades do pessoal nativo!

Deixar Um Comentário