Festividades do Mês do Rosário e das Missões em Ouro Preto-MG, têm início hoje, 1º de Outubro

Irmandade do Rosário abrirá comemorações dos 300 anos

Home » Festividades do Mês do Rosário e das Missões em Ouro Preto-MG, têm início hoje, 1º de Outubro
Por Tino Ansaloni Publicado em 01/10/2014, 19:45 - Atualizado em 01/10/2014, 19:47
A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, fundada no Rio de Janeiro em 1683 e em Vila Rica, em 1715, convida você e sua família para as festividades do Mês do Rosário e das Missões, no ano de 2014, na Solene Abertura das Comemorações pelo Tricentenário de sua Fundação, de acordo com a seguinte programação e à luz do tema: TEMA:
“Com Maria, a Senhora do Rosário, enviados em missão para servir e libertar”
  Quarta-feira, dia 01 de outubro – Abertura das Comemorações dos 300 anos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto
Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões
Ornamentação das residências do bairro homenageando, durante todo o mês, a Senhora do Rosário. 12h, 15h e 18h – Repique festivo de sinos. 18h30min - Oração do Terço de Nossa Senhora e cânticos, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com participação da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo.  Após o terço, procissão conduzindo a bandeira de Santa Terezinha do Menino Jesus até a igreja de Nossa Senhora do Rosário. À chegada, Santa Missa, bênção e distribuição das rosas de Santa Terezinha.  
Quinta-feira, dia 02 de outubro Dia  dos  Anjos  da Guarda
16h – Atendimento individual de confissões na Igreja de Nossa Senhora do Rosário. 18h – Exposição e adoração do Santíssimo Sacramento. Oração do terço de Nossa Senhora. 19h – Rito Penitencial.  
Sexta-feira, dia 03 de outubro
18h – Oração do terço de Nossa Senhora, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento conduzida pelo Apostolado da Oração. 19h – Santa Missa.  
Sábado, dia 04 de outubro Dia de São Francisco de Assis Início do Tríduo Festivo em Honra a Nossa Senhora do Rosário Homenagem das Guardas de Congo a Nossa Senhora do Rosário
12h, 15h e 18h – Repique festivo de sinos. 15h – Bênção da Bandeira de Nossa Senhora do Rosário, na Basílica Nossa Senhora do Pilar. A seguir, procissão para a Igreja do Rosário. 16h – Ofício a Nossa Senhora do Rosário, cantado pelas Guardas de C0ngo. 17h – Levantamento do Mastro. 17h30min – Coroação do Reinado do Tricentenário. 18h – Oração do terço pelas Guardas de Congo e Coroação das Três Coroas de  Nossa Senhora do Rosário. 19h – Missa festiva e exercício piedoso do Tríduo em honra a Nossa Senhora do Rosário, com diretório próprio.  

Domingo, dia 05 de outubro

Dia de São Benedito

Tríduo Festivo em  Honra a Nossa Senhora do Rosário
12h, 15h e 18h Repique festivo de sinos. 15h30m – Oração do terço a Nossa Senhora do Rosário. 16h - Missa festiva e exercício piedoso do Tríduo em honra a Nossa Senhora do Rosário, com diretório próprio. Bênção e distribuição do “pão de São Benedito”. Homenagem especial.  

Segunda-feira, dia 06 de  outubro

Tríduo Festivo em Honra a Nossa Senhora do Rosário

18h30m – Oração das Vésperas. 19h - Missa festiva e exercício piedoso do Tríduo em honra a Nossa Senhora do Rosário, com diretório próprio.  
Terça-feira, dia 07 de outubro Dia de Nossa Senhora do Rosário
06h – Alvorada festiva. 12h, 15h e 18h Repique festivo de sinos. 18h30min – Oração do terço de Nossa Senhora com participação especial da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e devotos. 19h – Cerimônia de Abertura do Ano do Tricentenário à porta da igreja. Missa solene cantada. Após a Missa, Te Deum e Coroação da imagem de Nossa Senhora pelos irmãos do Rosário. Participação das Ordens Terceiras e Irmandades de Ouro Preto.  
Quarta-feira,  dia 08  de outubro Dia do Nascituro
Todas as mulheres grávidas estão convidadas a participarem. 18h30 – Oração do terço de Nossa Senhora com participação da Pastoral Familiar e Movimento Familiar Cristão. 19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção para as mulheres grávidas.  
Quinta-feira,  dia 09 de  outubro
18h30min – Oração do terço de Nossa Senhora, com a participação dos grupos do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora do Pilar. 19h -  Leitura Orante da Palavra de Deus.  
Sexta-feira,  dia 10 de outubro
19h – Oração do terço de Nossa Senhora.  
Sábado, dia 11 de  outubro
18h – Oração do Ângelus e Cântico do Ofício de Nossa Senhora.  
Domingo, dia 12 de outubro Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil Dia das Crianças
15h30min – Oração do terço de Nossa Senhora com a participação das crianças. 16h – Missa Festiva. Após a Missa, coroação da Imagem de Nossa Senhora pelas crianças. Homenagem às crianças.  
Segunda- feira e terça-feira, dias 13 e 14 de Outubro
19h – Oração do terço de Nossa Senhora com a participação da Catequese da Perseverança (segunda-feira) e Crismandos (terça-feira).  
Quarta-feira, dia 15 de outubro Dia de Santa Teresa D’Ávila Ação de Graças com a participação dos profissionais da Educação
18h30 – Oração do terço de Nossa Senhora. 19h – Santa Missa em ação de graças nas intenções dos profissionais da Educação. Participação do Coral Trovadores de Minas. Após a Missa, homenagem aos professores, pelo Coral.  
Quinta-feira e sexta-feira, dias 16 e 17 de outubro Dia 16,  dia de Santa Edwiges
Dia 16 - 18h30min  – Oração do terço de Nossa Senhora. 19h – Santa Missa, com celebração do Sacramento da Crisma de  jovens e adultos. Dia 17 – 19h – Oração do terço de Nossa Senhora.  
Sábado, dia 18 de outubro Dia de São Lucas
19h 30 min –  Cântico do Ofício de Nossa Senhora.  
Domingo, dia 19 de outubro Dia das Missões Ação de Graças pelos Profissionais da Saúde
15h30min – Oração do terço de Nossa Senhora. 16h – Missa festiva, em ação de graças nas intenções dos profissionais da Saúde. Distribuição de material e orientações na prevenção contra o câncer de mama (Campanha Outubro Rosa).  
Segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira, dias 20, 21, 22, 23 e 24 de outubro
19h – Oração do terço de Nossa Senhora rezado, a cada dia, por pastorais e grupos religiosos. Reflexões missionárias à luz do tema “Missão para Libertar”, proposto, para esse ano, pelas Pontifícias Obras Missionárias.  
Sábado, dia 25 de  outubro Início do Tríduo Festivo em Honra a São Judas Tadeu  e São Simão
18h30min - Oração do terço de Nossa Senhora. 19h – Missa e Tríduo em honra a São Judas Tadeu e São Simão, com diretório próprio.  
Domingo, dia 26 de outubro
15h30min - Oração do terço de Nossa Senhora. 16h – Missa e Tríduo em honra a São Judas Tadeu e São Simão, com diretório próprio.   Após a Missa, posse dos novos irmãos.  
Segunda-feira, dia 27 de outubro Tríduo Festivo em Honra a São Judas Tadeu  e São Simão
18h30min - Oração do terço de Nossa Senhora. 19h – Missa e Tríduo em honra a São Judas Tadeu e São Simão.  
Terça-feira, dia 28 de outubro Dia de  São Judas Tadeu e São Simão
12h,15h e 18h – Repique festivo de sinos 18h30min – Terço de Nossa Senhora acompanhado pelos devotos de São Judas Tadeu e São Simão. 19h – Missa festiva em honra a São Judas Tadeu e São Simão.  
Quarta e quinta-feira, dias 29 e 30 de Outubro
19h – Oração do terço de Nossa Senhora.  
Sexta-feira, dia 31 de outubro Encerramento Festivo do Mês do Rosário
18h30min – Oração do terço de Nossa Senhora, com participação especial dos festeiros de 2015 da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto. 19h – Procissão com a Imagem de Nossa Senhora do Rosário e estandartes devocionais, pelas ruas do bairro, lembrando os santos comemorados em outubro, com participação das Ordens Terceiras, Irmandades, devotos de Nossa Senhora e entidades. À chegada, solene Missa cantada. Finalizando, no adro, descendimento do mastro pelas Guardas de Congo, com a entrega das bandeiras aos festeiros de 2015, dando início às comemorações do ano do tricentenário da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto.    
Homenagens A Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo da Arquidiocese de Mariana e a Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito de Oliveira, que completam trinta anos de Ordenação Episcopal. Ao Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra pelos 70 anos de vida sacerdotal. Ao Padre Marcelo, nosso Pároco e Cônego Tarcísio, nosso Vigário Paroquial, pelos 25 anos de ordenação sacerdotal que serão comemorados em 2014.   Agradecimentos pela participação no Mês do Rosário 2014: Sacerdotes, Diáconos, Religiosas, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Coroinhas, Sacristão, colaboradores e sineiros. Às Ordens Terceiras, Irmandades, Pastorais, Grupos de Oração, Grupos de Reflexão, Associações Religiosas e Assistenciais de Ouro Preto, Corais, Coros, Catequese Paroquial, Crianças do Mês de Maria e senhoras que as ensaiam; Crismados 2014/2015. Fiéis e devotos de Nossa Senhora do Rosário e dos santos homenageados; Comissão Ouropretana de Folclore. Sociedade Musical Bom Jesus de Matozinhos. Meios de Comunicação: Jornal Voz Ativa, TV TOP Cultura, Rádio Itatiaia de Ouro Preto, Rádio Província FM, Rádio Real FM, Rádio UFOP FM. Gráfica Ouro Preto e Jornais locais. Prefeitura Municipal de Ouro Preto, através das Secretarias de Turismo, Saúde, Obras e Cultura. Sra. Alice Carta, coordenadora da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Mama, “Outubro Rosa”. OUROTRAN, Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil,  Destacamento do Corpo de Bombeiros e Grupo de Ex-combatentes.. Autoridades Municipais do Executivo, Legislativo e Judiciário. Agradecimentos ao fotógrafo Alexandre Martins, autor da foto da capa do Programa/Convite. Nosso especial agradecimento aos Grupos de Congado que nos honraram com sua presença e a todos aqueles que, de alguma forma, colaboraram para a glória de Deus, com a celebração do Mês do Rosário do ano de 2014. Visto: Padre Marcelo Moreira Santiago (Pároco) Padre Danival Milagres Coelho (Vigário Paroquial) Cônego Jadir Trindade Lemos Vigário Paroquial Cônego Tarcísio Sebastião Moreira (Vigário Paroquial e Diretor do Colégio Arquidiocesano)
 

Deixar Um Comentário