Vândalos picham muro de monumento histórico da cidade de Ouro Preto-MG, Patrimônio Mundial.

Home » Vândalos picham muro de monumento histórico da cidade de Ouro Preto-MG, Patrimônio Mundial.
Por Tino Ansaloni Publicado em 02/09/2014, 13:40 - Atualizado em 02/09/2014, 16:42
Um homem de vinte e sete anos e um adolescente de quatorze foram flagrados por Policiais Militares na última quinta-feira, 28 de agosto, quando pichavam o muro lateral do cemitério da Igreja de Santa Efigênia, localizado na Rua do Cruzeiro, ao lado do monumento histórico. O muro foi pintado pela Irmandade dias antes da reabertura oficial do templo, entregue à comunidade no dia 10 de maio desse ano. Segundo o Juiz Presidente da Irmandade de Santa Efigênia, Francisco de Paula Santos, até a ano de 1959 havia uma cerca de arame farpado que protegia o cemitério. O templo ficou fechado por seis anos devido a entraves burocráticos e falta de verba para a continuidade das obras. Frases com teor chulo, muitos erros gramaticais, xingamentos e acusações com teor sexual e homofóbico foram escritas no muro. O autor das primeiras pichações usou tinta e após, outro envolvido usou um pedaço de carvão para dar respostas, escrevendo ameaças e termos de baixo calão. Segundo os Policiais Militares, uma denúncia anônima pelo telefone 190 permitiu que os envolvidos fossem seguidos e levados para a Delegacia de Polícia. O adolescente foi entregue para os familiares e o adulto, de nome Vernebenson Ramos da Costa, pagou fiança de meio salário mínimo e foi liberado.
No dia 26 de janeiro de 2014 outro caso de pichação em monumento publicada pelo Jornal Voz Ativa causou indignação e repercussão nacional Veja nos links abaixo: Igrejas seculares de Ouro Preto-MG amanhecem pichadas por vândalos Polícia Civil prende suspeitos de pichação em Igrejas de Ouro Preto-MG
Cabo PM Frederic, que estava numa viatura acompanhado do Soldado Caetano conta que ao receber a comunicação via rádio acionou a Moto Patrulha da PM que conseguiu chegar ao local rapidamente e alcançou os infratores que fugiam rua acima. Na moto estava o Soldado PM Marzano que efetuou as primeiras ações para que o flagrante tivesse sucesso. O homem poderá ser indiciado no artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais por pichar monumento tombado ou histórico, cuja pena prevista é de seis meses a um ano de detenção e multa. O menor deverá ser encaminhado para o Ministério Público da Infância e da Juventude, na presença de um responsável, conforme determina o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

Deixar Um Comentário