Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto-MG promoverá o Encontro Distrital de fraternidades Franciscanas da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Home » Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto-MG promoverá o Encontro Distrital de fraternidades Franciscanas da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Por Tino Ansaloni Publicado em 19/04/2014, 18:01 - Atualizado em 19/04/2014, 18:12

Foto - Igreja de São Franscisco de Assis, durante Semana Santa de Ouro Preto-MG 2014

Crédito-Tino Ansaloni

 

A história da região das Minas Gerais está intimamente associada à cultura religiosa, trazida para a região pelos europeus de origem portuguesa, que vieram para estas terras à procura de riquezas. Com isso foi possível observar surgimento de várias irmandades, Ordens Terceiras e Confrarias na região de Ouro Preto-MG, entre os séculos XVIII e XIX, que até hoje fazem parte do cotidiano de vida da população.

 

Há um breve relato da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto, contando que a história se inicia ainda no século XVIII (1725 - 1735), quando Ouro Preto, chamado nesta época ainda de Vila Rica, em seu apogeu aurífero possuía várias pessoas ligadas a Igreja, entre eles frades franciscanos, além de pessoas ligadas a exploração de ouro na região.

 

Devido a vários roubos e contrabando de ouro envolvendo alguns e visando resolver parte deste problema em 1745, Frei Antônio da Conceição, que então era o regente da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Rio de Janeiro designou para terras ouro-pretanas o Frei Antônio Santa Maria, com a delicada missão de resolver o problema das “ovelhas desgarradas do rebanho” no que diz respeito à obediência. E com isso em 09/01/1746 na capela de Bom Jesus dos Perdões (hoje extinta) estavam presentes alguns padres, entre eles franciscanos e cerca de 80 irmãos franciscanos professos, os quais fundaram a Venerável Ordem Terceira da Penitência de São Francisco de Assis.

 

Esta Bicentenária Ordem Terceira ao longo dos séculos esteve sempre atuando nas atividades religiosas de Ouro Preto e há mais de 50 anos está integrada às fraternidades pertencentes a Ordem Franciscana Secular (OFS) do Brasil. Dentre as atividades promovidas pelas fraternidades está a realização de Encontro Distritais que visam a promoção e a formação de leigos na cultura e nas regras franciscanas que estão difundidas pelo mundo há mais de 800 anos. Desta forma a Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto, através de seu Conselho Administrativo está responsável pela organização e realização do Encontro Distrital de 2014 do Primeiro Distrito que se realizará em Ouro Preto no dia 27/04/2014 nas dependências da Igreja de Nossa Senhora das Dores (Antônio Dias).

 

Este evento terá a participação de todas as fraternidades integrantes do Primeiro Distrito que corresponde às regiões de Belo Horizonte, Contagem, Betim e Mariana. Para a realização do evento a Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis conta com a colaboração de diversas entidades que visam a difundir a cultura religiosa e artística local da região dos Inconfidentes, destacando a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) e Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

 

 

Fonte: Bruno Elias Pereira Nogueira Gama

Secretário Geral da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis de Ouro Preto.

Deixar Um Comentário