22ª Reunião da Câmara de Ouro Preto
Clique play e assista

Galeria da Fiemg traz “Gravuras”, de Mário Zavagli

Home » Galeria da Fiemg traz “Gravuras”, de Mário Zavagli
Por Tino Ansaloni Publicado em 25/03/2014, 20:33 - Atualizado em 25/03/2014, 20:38

Foto-Gravura de Mário Zavagli

Crédito-Guilherme Horta.

Clique aqui e curta nossa página no facebook

As obras dos artistas viajantes do século XIX, que percorreram o interior do Brasil registrando a paisagem, a flora e a fauna e o relevo de nosso País, foram inspiração para o pintor, gravador e desenhista Mário Zavagli. Com obras que homenageiam o fazer artístico da época, Mário abre a exposição “Gravuras”, na Galeria da Fiemg (praça Tiradente, 04 – Centro).  As obras podem ser vistas de 30 de março a 4 de maio, de segunda a domingo, das 9h às 19h, com entrada franca.

 

“Meu objetivo é homenagear os viajantes que percorreram o Brasil no século XIX”, explica Mário Zavagli. Ele destaca obras do viajante Thomas Ender, que esteve no Brasil em 1817, chegando junto com a Imperatriz Leopoldina. Durante os onze meses em que ficou no País, Thomas Ender produziu mais de 700 imagens. Esses desenhos pertenciam aos países que patrocinavam as expedições. Quando chegavam à Europa, as aquarelas eram transformadas em litogravuras e impressas em álbuns, comercializadas a preços altos. Johann Moritz Rugendas e Jean-Baptiste Debret são outros artista viajantes que utilizavam os mesmos processos de trabalho.

 

Para isso, Mário Zavagli utilizou quase a mesma técnica dos artistas viajantes. A partir de aquarelas que retratam paisagens mineiras, Mário produziu gravuras usando a técnica de gliceé print, uma evolução em relação à litografia. Elas têm grandes formatos, têm tiragem limitada e mostram a Serra da Mantiqueira e a cadeia do Espinhaço, com destaque para as paisagens de Moeda, Muzambinho, Guaxupé, Serra do Cipó, Diamantina, Itatiaiuçu, Itabirito e Ouro Preto.

 

O artista

Mário Zavagli é pintor, desenhista e gravador. É professor adjunto na Escola de Belas Artes na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi coordenador de Artes Plásticas em várias edições do Festival de Inverno de Ouro Preto, de Diamantina, São João del-Rei e Poços de Caldas. Realizou, ao longo de sua carreira, 30 exposições individuais e participou de mais de duas centenas de mostras coletivas em diversos Estados brasileiros e também na Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha e Portugal. Ministra cursos e presta consultoria e curadoria para várias entidades culturais no País.

 

O  artista vem desenvolvendo, há tempos, paralelamente a outras temáticas, uma série em homenagem aos artistas viajantes, representando naturalisticamente as paisagens montanhosas de Minas Gerais.

 

Serviço

Gravuras, de Mário Zavagli

Abertura: 29 de março (sábado), às 16h

Na Galeria Fiemg (Praça Tiradentes, 04 – Centro • Ouro Preto/MG

Visitação: de 30 de março a 04 de maio, de segunda a domingo, das 9h às 19h

Entrada gratuita

Informações: (31) 3551-3637

Clique aqui e curta nossa página no facebook

Deixar Um Comentário