União Recreativa do Santa Cruz – Veja como foi o desfile no Carnaval 2014 em Ouro Preto-MG

Home » União Recreativa do Santa Cruz – Veja como foi o desfile no Carnaval 2014 em Ouro Preto-MG
Por Tino Ansaloni Publicado em 11/03/2014, 22:46 - Atualizado em 12/03/2014, 15:47

Clique aqui e curta nossa pagina no facebook

Por Dalília Caetano

Veja fotos no final do texto

No desfile das Escolas de Samba de Ouro Preto, durante o carnaval 2014, fomos presenteados com a apresentação de ricos e diversificados temas como superstições, Parintins e a Festa do Boi Bumbá (Garantido x Caprichoso), o Paraíso Celestial, Origem do Medo, Os sete Pecados Capitais. Todos esses temas fizeram o público vibrar ao vislumbrarem um show de ritmo, cores, gingado e muita alegria na Praça Tiradentes.

Mas, de todos esses assuntos explorados neste carnaval, um nos fez viajar mais longe atravessando o continente e trazendo para passarela do samba um pouco da história e da cultura da China Milenar. A Escola de samba União Recreativa da Santa Cruz foi que nos conduziu nesta viajem histórica e emocionou o público com seu samba enredo, alas, carros alegórico e sobretudo muito samba no pé repleto de pura magia.

Campeã do carnaval em 2011 com o tema, Chico Rei da África a Vila Rica, este ano a escola conquistou seu segundo troféu. A União Recreativa do Santa Cruz foi criada com o intuito de promover a recuperação do bairro e resgatar a auto estima dos moradores. Por meio da Escola seus idealizadores buscam criar mecanismos que possibilitem a valorização da memória e da preservação dos valores humanos e culturais, através da integração comunitária, do contato com a arte, a música e do reconhecimento das tradições culturais do município. Essa ação possibilita às crianças e aos jovens a demonstração de suas habilidades preenchendo os espaços ociosos, contribuindo assim para preservação de própria comunidade.

Com o samba enredo “Nosso Samba Viaja pela China Milenar”, a União Recreativa do Santa Cruz entrou na Praça Tiradentes as 4h 59min, e durante os exatos 60 minutos de desfile deu um show de arte, criatividade, beleza e organização. Sua Comissão de Frente representou o nascimento da civilização Chinesa por meio de uma sincronizada coreografia relacionada ao nascimento dessa civilização que se inicia a partir dos rios azul e amarelo.

O Carro Abre Alas exibiu o Leão Alado com asas de águia, representando poder e onisciência. Acompanhado o carro abre alas estava como destaque a mulher imperial Shangguan Wan'er , de grande importância para dinastia chinesa, considerada uma das mulheres mais talentosas da antiga China.

As quatro alas da escola trouxeram um pouco da história e de elementos da China Milenar. A primeira ala formada pelas crianças da comunidade do Santa Cruz representou as artes marciais do Kung Fu, que significa trabalho duro e faz parte da grande herança cultural do povo chinês. A segunda ala mostrou um pouco da agricultura da China antiga que obteve grande importância para o crescimento das dinastias. A terceira ala homenageou os trabalhadores que atuaram na incrível construção da grande muralha chinesa. A quarta ala trouxe a Festa do Ano Lunar que representa a comemoração do calendário Chinês, que configura na alegria de um ano novo, momento especial para o povo do oriente, quando ocorrem diversas celebrações em família.

O Casal Mestre Sala e Porta Bandeira adentraram a Praça carregando o estandarte com as cores da Escola, com seu bailado envolvendo e protegendo o estandarte.

A bateria da Escola de Samba União Recreativa do Santa Cruz representou os soldados de Terracota ou Exército do Imperador Qin Shi Huang, 210 a 221 a.c. Na China antiga os soldados de Terracota tinham como tarefa cuidar de seu soberano na vida e após a morte, conceito da cultura milenar Chinesa.

Os destaques deram espaço para a Festa do Dragão e para Confúcio, grande sábio e filósofo Chinês que buscava transmitir seus pensamentos aos seus discípulos, tais como o significado de uma bíblia para nós ocidentais. No primeiro carro alegórico a escola prestou uma homenagem ao imperador Qin Shi Huang. Foi o primeiro imperador que uniu a China sob a mesma dinastia, além de ser considerado o realizador de grandes reformas sociais e econômicas. No segundo foi apresentado um dos grandes patrimônios da humanidade “A Muralha da China”. Sua construção teve inicio no ano de 220 a.c e término somente no século XV d.c. período em que foram escravizadas cerca de oitocentos mil chineses, para um extensão de aproximadamente sete mil quilômetros de muro. O terceiro e último carro, O Grande Buda, que trouxe uma criança que representa o sentido da caridade e da beneficência do budismo Chinês.

Assim com muito garra e dedicação a União Recreativa do Santa Cruz apresentou um espetáculo e quem esteve na Praça Tiradentes acompanhando os desfiles pode presenciar com os olhos vidrados o show de beleza, ritmo, alegria que fizeram com que a Escola de Samba União Recreativa do Santa Cruz fosse vencedora do Carnaval 2014.

Assista vídeo aqui

Deixar Um Comentário